Mobilidade em foco, trânsito lento

Pesquisa do Ibope e do Movimento Nossa São Paulo revela a angústia do paulistano com o trânsito e a poluição

Crédito escasso, fim de ano morno
Falta de infraestrutura preocupa
Todo dia é Dia do Motorista

A pesquisa realizada pelo Ibope a pedido do Movimento Nossa São Paulo relevou alguns aspectos interessantes sobre a opinião do povo de São Paulo a respeito da qualidade de vida e, principalmente, da mobilidade urbana. De acordo com a pesquisa, 48% dos paulistanos consideram a situação do trânsito péssima. A pesquisa também revela que mais pessoas estão dispostas a abrir mão do carro para chegar a seu destino.

Apesar de todo o caos no trânsito, ainda há muita facilidade para a obtenção de crédito para a compra de novos veículos. Além disso, as restrições aos caminhões sufocam as operações das transportadoras na cidade de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, sem os efeitos esperados na melhora do caos diário do trânsito destas cidades.

Os candidatos à prefeitura de São Paulo falam muito na construção de mais metrô e corredores de ônibus, mas deixa de lado a questão da distribuição de mercadorias pela cidade, um assunto que deveria ser pauta em todos os debates sobre qualquer metrópole.

Também no Portal, a estréia da articulista Sonia Maluf, que escreve sobre liderança e equipes de alta performance. Nas motocicletas, estudo revela que andar de moto em SP é mais barato que andar de ônibus.

Outros assuntos de destaque são os lucros dos Correios com logística reversa, a conclusão do levantamento da safra 2008-2009 pela Conab, o pedido do SETCEPAR para melhores condições de renovação de frota e o lançamento do primeiro veículo de carga com certificação 14.040 pela Volkswagen em Hannover.

Em relação à conjuntura internacional, o Portal divulga um artigo produzido pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) que fala sobre a relação entre as exportações brasileiras e os custos do transporte no País.

Muitas novidades no Portal Transporta Brasil esta semana, com novos articulistas e melhor disposição do conteúdo, tudo para melhorar a navegação e tornar a leitura mais fácil e ágil.

Aproveitem! Boa leitura!

Leonardo Helou Doca de Andrade
Editor-Chefe

COMMENTS