Ipem-SP fiscaliza 111 postos de combustíveis no Estado

Os fiscais aplicaram 22 autos de infração contra 11 postos de combustíveis por erros no fornecimento em prejuízo do consumidor

Novos radares hoje em Belo Horizonte
Transpetro prepara nova licitação
Terminal Frigorífico de Navegantes recebe primeira carga de congelados

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, fiscalizou 1.160 bombas de combustível de 111 postos de serviços no Estado, sendo 31 na Capital e Grande São Paulo (Guarulhos e Barueri) e 80 nas áreas cobertas pelas 13 regionais do Ipem no interior, no último sábado, 20 de setembro.

A ação envolveu 96 técnicos em todo Estado. Os fiscais aplicaram 22 autos de infração contra 11 postos de combustíveis por erros no fornecimento em prejuízo do consumidor, lacres rompidos e falhas eletromecânicas que comprometiam o funcionamento preciso e a segurança dos instrumentos, em desacordo com as normas estabelecidas pelo Inmetro.

Bauru tem maior irregularidade

A maior irregularidade desta operação foi encontrada pelas equipes da Regional do Ipem em Bauru, que fiscalizaram oito postos no município. Em uma das bombas do posto Correa e Costa, para cada 20 litros marcados na bomba, nas vazões máxima e mínima, o consumidor deixava de receber 540 ml. Em outras duas bombas, as diferenças eram respectivamente de 200 ml e 180 ml. O autoposto Correa e Costa fica na Avenida Castelo Branco, 10-20.

No autoposto GF Ltda., localizado na Rua Cussy Júnior, 2-4, também em Bauru, os fiscais se depararam com uma situação inusitada: um cartaz anunciava venda de combustível a prazo, mas o preço era calculado pelo próprio posto e não era marcado na bomba, o que é uma prática ilegal. O posto foi autuado.

O mesmo posto recebeu uma segunda autuação por apresentar falha no mecanismo de bloqueio (interloque) em uma das bombas. O mecanismo é responsável por zerar os indicadores de volume e preço a pagar na bomba de combustível a cada novo fornecimento.

Postos autuados na Grande São Paulo

Dos 31 postos fiscalizados pelo Ipem na Capital e Grande São Paulo, apenas dois estabelecimentos foram autuados. O autoposto 131 Ltda. localizado na Avenida Cupecê, 2202, na Capital, recebeu três autuações. Uma por erro no fornecimento de combustível em uma das bombas: – 200 ml a cada 20 litros, na vazão máxima. Outras duas autuações foram por obstrução no eliminador de ar e gases e falta de lacre.

Em Guarulhos, o autoposto Picanço, na Avenida Dr. Timóteo Penteado, 2312, foi autuado por erro de fornecimento de – 120 ml a cada 20 litros na vazão máxima em duas bombas.

Campinas

As equipes da regional do Ipem em Campinas fiscalizaram 12 postos nos municípios de Várzea Paulista, Campinas, Louveira, Bragança Paulista e Pedra  Bela. Houve autuação apenas em Campinas e Várzea Paulista. O autoposto Unicar, localizado na Avenida Barão de Itapura, nº. 2680, em Campinas, foi autuado por erro no fornecimento em seis das onze bombas do posto. O erros foram cada 20 litros, nas vazões máxima e mínima, respectivamente de: -200 ml, em duas bombas, -180 ml em duas bombas, -140 ml em uma bomba e -160 ml em uma bomba.

Várzea Paulista

Em Várzea Paulista, o autoposto Estação Ltda., na Avenida Fernão Dias Paz Leme, nº.  30, foi autuado por erro de fornecimento de -200 ml a cada 20 litros.

Mococa

As equipes da regional do Ipem em Ribeirão Preto fiscalizaram 13 postos no município de Mococa. O autoposto Mocoquinha Ltda. foi autuado por erro no fornecimento de -160 ml a cada 20 litros, nas vazões máxima e mínima.

São José do Rio Preto

As equipes da regional do Ipem em São José do Rio Preto fiscalizaram oito postos  nos  municípios de Tanabi e São José do Rio Preto. O autoposto Zafani Rio Preto Ltda., em São José do Rio Preto, foi autuado por erro no fornecimento de -140 ml a cada 20 litros, nas vazão máxima.

Martinópolis

As equipes da regional do Ipem em Presidente Prudente fiscalizaram nove postos nos municípios de Martinópolis e Regente Feijó. O autoposto Balneário de Martinópolis Ltda., na Rua Nove de Julho, nº 400, em Martinópolis, foi autuado por erro no fornecimento de -160 ml a cada 20 litros, na vazão máxima.

Sorocaba e Salto de Pirapora

As equipes da regional do Ipem em Sorocaba fiscalizaram oito postos nos municípios de Salto de Pirapora, Sorocaba e Itu. Dois postos foram autuados. Em Sorocaba o Autoposto Pai Herói Ltda., na Av. Coronel Nogueira  Padilha,  964,  foi  autuado por vazamento de 120 ml no bico de descarga de uma bomba.

O autoposto Xavier e Xavier, na Rua Elias dos Santos, nº. 345, em Salto de Pirapora, recebeu duas autuações por apresentar os painéis de duas bombas deslacrados.

Não houve autuações nos postos fiscalizados pelas regionais do Ipem em Santos, Santo André, São José dos Campos, São Carlos, Araçatuba, Araraquara e Marília.

Link para a matéria

COMMENTS