Volkswagen apresenta caminhão “verde” na feira de Hannover

Cavalo mecânico Constellation 19.320 Titan Tractor é pioneiro na avaliação da interferência de um veículo no meio ambiente, e será um dos oito modelos de caminhões e ônibus expostos pela marca em Hannover

Unidades da Kuehne + Nagel em SC e PR registram 18% de crescimento entre janeiro e março
Rodrigo Vilaça desocupa cargo de presidente-executivo da ANTF
Transporte aéreo doméstico cresce 31,6% em janeiro

A Volkswagen Caminhões e Ônibus apresentou à imprensa na Feira Internacional do Transporte em Hannover, na Alemanha, o primeiro veículo da América Latina certificado pela norma internacional ISO 14040, que leva em conta a análise do ciclo de vida do produto. O cavalo mecânico VW Constellation 19.320 Titan Tractor é pioneiro na avaliação da interferência de um veículo no meio ambiente, e será um dos oito modelos de caminhões e ônibus expostos pela marca no maior salão de veículos comerciais do mundo.

“A feira de Hannover é uma grande vitrine para nossos produtos, e também uma ótima oportunidade para falarmos de nossos planos de crescimento. Mantidas as condições favoráveis da economia no Brasil e em outros países emergentes, queremos estar entre os maiores fabricantes mundiais de caminhões e ônibus nos próximos anos”, disse Roberto Cortes a mais de 300 jornalistas de todo o mundo durante a coletiva da Volkswagen Veículos Comerciais e da Volkswagen Caminhões e Ônibus no Centro de Conferências da Feira de Hannover.

Respeito ao meio ambiente

Ao obter para o VW 19.320 Titan Tractor a certificação ISO 14040, o objetivo da Volkswagen Caminhões e Ônibus foi o de comprovar o contínuo aperfeiçoamento tecnológico do veículo, comparando-o com o modelo anteriormente produzido para o segmento: o VW 18.320 Titan Tractor. Essa comparação levou em conta três dos maiores desafios ambientais: o aquecimento global, a acidificação (causadora da chuva ácida) e a formação de ozônio troposférico (o mau ozônio, que prejudica a saúde).

Mais do que apenas comparar dados básicos (por exemplo, o nível de gases emitidos por cada veículo), o estudo cobriu detalhadamente toda a cadeia produtiva e o uso continuado do caminhão – da obtenção das matérias-primas ao fim de sua vida útil, com o seu sucateamento. Como ocorre com alguns veículos no exterior, agora esse caminhão pode ser tema de uma brochura a ser distribuída na rede de concessionárias autorizadas, informando ao público em geral os benefícios ambientais obtidos com esse produto.

A certificação ISO 14040 do caminhão Volkswagen foi dada pelo Instituto da Qualidade Automotiva – IQA, um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado no setor automotivo, criado por Anfavea, Sindipeças e outras entidades. Parceiro de organismos internacionais e acreditado pelo Inmetro, o IQA atua nas áreas de certificação de serviços e produtos automotivos, de Sistemas de Gestão, além de oferecer publicações e cursos.

COMMENTS