Obras terão custo total de R$ 1,3 bilhão e devem começar ainda este mês. Projeto prevê a construção de 23 quilômetros de pistas auxiliares de cada lado da via, com a inclusão de mais quatro pontes e três viadutos. Objetivo é melhorar a fluidez de uma das vias mais congestionadas da capital paulista
O governo do Estado de São Paulo anunciou na semana passada o projeto Nova Marginal Tietê. De acordo com o governador José Serra, que apresentou o plano ao lado do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, as obras irão ampliar a Marginal do Rio Tietê, uma das principais vias expressas da cidade de São Paulo, com grande utilização para o escoamento de cargas, com mais 23 quilômetros de pistas auxiliares em cada lado.
Além das novas faixas de rolamento, o projeto ainda prevê a construção de mais quatro pontes (Complexo Bandeiras, Cruzeiro do Sul, Tatuapé e Complexo Dutra/ Castelo Branco) e três viadutos. O objetivo do Governo do Estado e da Prefeitura de São Paulo é melhorar a fluidez das vias local, auxiliar e expressa de uma das vias mais congestionadas da cidade.
Investimento
O custo total da obra está orçado em R$ 1,3 bilhão, recursos que serão divididos pelo Governo do Estado e as concessionárias que administram as rodovias Bandeirantes/Anhanguera e Ayrton Senna/Carvalho Pinto. A previsão de conclusão da obra para pistas auxiliares é março de 2010 e para complexos/obras de arte outubro de 2010. A Dersa, em conjunto com a CET, está desenvolvendo um plano de monitoramento e desvios para minimizar os impactos no trânsito durante a execução da obra.
A construção da Nova Marginal será dividida em três trechos. Um de responsabilidade da Dersa, que vai do viaduto da CPTM (região da Lapa) até a confluência com a rua Ulisses Cruz, no Tatuapé, num total de 15,2 km. A concessionária AutoBan é responsável pelo trecho de 4 quilômetros, que vai do viaduto da CPTM até o Cebolão (rodovia Anhanguera). Já a concessionária que assumirá a rodovia Ayrton Senna, será responsável pelo trecho do Tatuapé à Ayrton Senna, no total de 3,5 quilômetros.
Benefícios
Atualmente, a marginal Tietê apresenta filas de congestionamento de 30 km, em média, nos períodos de pico, representando 25% do total de congestionamento medido na cidade de São Paulo. Para se ter uma idéia, o desperdício de tempo significa 1,7 milhão de horas/ano e o de combustível, 1,5 milhão de litros/ano.
Com as obras, o Governo pretende diminuir o tempo das viagens em 35%. Gargalos como nos bairros do Tatuapé, Bom Retiro e Santana serão amenizados, graças à construção de novas pontes e viadutos. O tráfego para as rodovias Castelo Branco, Ayrton Senna, Dutra, Fernão Dias, Anhanguera e Bandeirantes terá fluxo mais rápido. Junto com o Rodoanel e o Complexo Anhanguera, a Nova Marginal pretende aliviar o trânsito nas principais interligações de bairros de São Paulo e evitar o trânsito de veículos de passagem por bairros e o centro da cidade. Entre os benefícios indiretos da obra está a criação de 2 mil empregos diretos e 6 mil indiretos.
Detalhes da obra – Nova Marginal Tietê
- Criação de pistas auxiliares com três faixas de rolamento por sentido
- Implantação de pista auxiliar local nos trechos sob as pontes
- Construção de quatro novas pontes (próximas ao rio Tamanduateí, a ponte das Bandeiras, a avenida Cruzeiro do Sul e a ponte do Tatuapé)
- Construção de três novas alças de acessos (saída da Santos Dumont, final da Dutra e av. Salim Farah Maluf)
- Prolongamento das pontes existentes
- Implantação do sistema de monitoramento eletrônico de trânsito com informações para o usuário
- Nova sinalização de orientação
- Revitalização das áreas degradadas da Marginal e área do entorno
- Replantio de árvores no entorno da marginal e projeto Várzeas do Tietê
- Implantação de calçadas com vegetação para absorção de águas das chuvas.
Leonardo Helou Doca de Andrade – Reportagem Portal Transporta Brasil
Leia mais notícias sobre a Marginal Tietê:
Roubo na Marginal Tietê é solucionado com a ajuda de rastreador
Marginal Tietê ganha duas novas pontes e governo anuncia ampliação para o mês que vem
Prolongamento da Marginal Tietê terá investimentos de R$ 700 milhões
COMMENTS