Fabricantes de veículos acreditam na retomada do crescimento em 2015

Fabricantes de veículos acreditam na retomada do crescimento em 2015

Para o setor, aumento das vendas entre setembro e o acumulado de outubro indica cenário otimista a curto prazo; média dos últimos três meses foi 3,7% superior ao registrado no primeiro semestre de 2014

Venda de veículos cresce mais de 21% nos primeiros quatro meses de 2018
Montadoras voltam a acelerar produção de caminhões
Fabricação de caminhões despenca 75% em janeiro, mas vendas crescem 6%

patio-veiculos-zero

A ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) admite que este tem sido um ano bastante difícil para todo o setor, porém crê na retomada do crescimento em 2015.

O otimismo é impulsionado principalmente pelo aumento das vendas entre setembro e o acumulado de outubro. Dados preliminares da entidade apontam que a venda de veículos subiram 2% na primeira quinzena de outubro em comparação ao mesmo período do ano passado. A média de vendas dos últimos três meses foi 3,7% superior ao registrado no primeiro semestre de 2014.

“Nossa expectativa é que esse crescimento no segundo semestre permaneça e já é um indicador de que 2015 teremos números melhores do que 2014, mas ainda não tem estimativa”, diz Luiz Moan, presidente da ANFAVEA.
Por outro lado, as vendas acumuladas em 2014 já somam decréscimo de 9,1% em comparação ao período de janeiro a setembro de 2013. Já a produção caiu 16,8% no mesmo período em relação ao ano passado.

Para o último bimestre, a expectativa é positiva, e bastante impulsionada pelo Salão Internacional do Automóvel de São Paulo.

Outro fator a ser considerado é a disponibilidade de crédito no mercado. No dia 29/10, a FENABRAVE (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) divulgou um programa de estímulo ao crédito denominado “Acordo de Apoio de Final de Ano às Concessionárias”.

A medida desenvolvida em parceria com a Caixa Econômica Federal e o Banco Pan prevê taxas especiais para financiamento de veículos para pessoas físicas em mais de sete mil concessionárias que atuam em território nacional.

Integração por meio do Banco Pan permitirá financiar pessoas físicas e concessionárias a juros abaixo do mercado, com pagamento da 1ª parcela após o Carnaval de 2015.

“A FENABRAVE representa 7.200 revendedores pulverizados no Brasil e 52 marcas, com 70% dos veículos financiados. Entendemos que essa parceria facilitará o processo e que vamos avançar nas vendas baseados nessa nova ferramenta”, diz Flávio Meneghetti, presidente da FENABRAVE.

COMMENTS