Gigantes do caminhão elétrico unidas

Gigantes do caminhão elétrico unidas

Daimler, Traton e Volvo, as maiores fabricantes do mundo, vão criar juntas uma rede europeia de recarga de caminhões pesados elétricos

Plantão Covid-19 – episódio 28 – Saúde mental: psiquiatra da Scania ao vivo
Iveco quer conquistar o Paraguai
Muita tecnologia e suor: por dentro das ações da Meritor

Uma união gigantesca. Três dos maiores grupos fabricantes de caminhões do mundo, a Daimler Truck, o Grupo Volvo e o Grupo Traton anunciaram que vão iniciar um projeto conjunto para criar estrutura de recarga de alto desempenho de caminhões elétricos na Europa.

Os três grupos são donos de marcas como Navistar, Volkswagen Caminhões e Ônibus, Mercedes-Benz, Volvo, Scania, Freightliner e diversas outras. De acordo com as empresas, o objetivo da união é dar início e acelerar a construção de linhas e estruturas de recarga para aumentar a rede de operações de caminhões elétricos na Europa. Os fabricantes julgam que este fator é crucial para a confiança dos clientes na migração da União Europeia para um transporte livre de queima de combustíveis e neutro para o clima nas próximas décadas.

A Europa que ter caminhões e ônibus de transporte de alta densidade e longas distâncias e o projeto vai começar em 2022, com o investimento conjunto de 500 milhões de euros para a instalação de 1.700 estações de recarga de energia de alto desempenho, em rodovias e pontos logísticos importantes. A nova joint venture terá sua sede na Holanda, na cidade de Amsterdã e vai utilizar todo o conhecimento e a ampla experiência dos grupos fundadores na fabricação de caminhões e ônibus pesados.

Palavra dos líderes

Martin Daum, CEO da Daimler Truck: “É o objetivo conjunto dos fabricantes de caminhões da Europa alcançar a neutralidade climática até 2050. No entanto, é vital que a construção da infraestrutura certa ande de mãos dadas com a colocação de caminhões neutros em CO2 nas estradas. Juntamente com o Grupo TRATON e o Grupo Volvo, estamos, portanto, muito entusiasmados por dar este passo pioneiro para estabelecer uma rede de recarga de alto desempenho em toda a Europa.”

Matthias Gründler, CEO do Grupo TRATON: “Para o Grupo TRATON, é claro que o futuro do transporte é elétrico. Isso requer o rápido desenvolvimento de postos de recarga acessíveis ao público, especialmente para transporte pesado de longa distância. Agora estamos avançando junto com nossos parceiros Daimler Truck e Grupo Volvo para tornar essa rede de alto desempenho uma realidade o mais rápido possível. Estamos dando o primeiro passo para acelerar a transição para um transporte sustentável e livre de energia proveniente de fósseis. O segundo passo deve ser um forte compromisso da União Europeia para a expansão total de uma rede de recarga em toda a Europa.”

Martin Lundstedt, Presidente e CEO do Grupo Volvo: “Estamos estabelecendo a base necessária para fazer uma inovação para que nossos clientes consigam realizar a transformação para eletrificação criando uma rede de recarga líder na Europa. Temos tecnologias de eletro-mobilidade poderosas e agora, com a Daimler Truck, o Grupo TRATON e graças ao Acordo Verde Europeu, também um entendimento de toda a indústria, bem como um ambiente político propício para um grande avanço em direção a soluções sustentáveis de transporte e infraestrutura.”

Parceiros na eletricidade, mas ainda concorrentes

Os grupos Daimler, Traton e Volvo vão ter partes iguais na joint venture, mas declararam que continuam sendo concorrentes em todas as outras áreas de atuação. A assinatura do contrato vai acontecer até o final do ano.

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS