DAF chega à marca de 30 mil caminhões no Brasil em 10 anos

DAF chega à marca de 30 mil caminhões no Brasil em 10 anos

Empresa do Grupo PACCAR consolida seus produtos no Brasil e segue projetando aumento da demanda pelos caminhões da marca

Gás movido a gás
Scania abre inscrições para competição global de serviços
Caminhões VW são as novas estrelas da Caravana Iluminada de Natal da Coca-Cola

A DAF acaba de atingir a marca de 30 mil caminhões fabricados no Brasil. O momento exato deste marco histórico foi o último dia 29 de junho, quando o cliente Transportadora Boa Viagem fechou a compra do caminhão número 30 mil, modelo XF FTS 6×2 que a DAF não especificou se era com 480 ou 530 cavalos de potência.

Com sede em Ponta Grossa, no Paraná, mesma cidade da fábrica da DAF, a Transportes Boa Viagem é especializada no transporte de graneis sólidos e iniciou suas operações prestando serviços para a indústria de cerâmica. A concessionária DAF que realizou o negócio foi a MacPonta.

O registro de 30 mil caminhões acontece apenas três anos depois de a DAF fabricar suas primeiras 10 mil unidades no Brasil, em julho de 2020, em plena pandemia de coronavírus. A chegada aos 30 mil caminhões feitos no Brasil é um fato marcante para a celebração dos 10 anos de DAF no país. Demonstra uma saúde operacional e um apetite do mercado pelos caminhões da marca. Não à toa a DAF contabilizou, no primeiro semestre de 2023, um crescimento de 18,2% nas vendas em comparação com a primeira metade do ano passado, mesmo diante de um mercado de caminhões em retração no Brasil.

Luís Gambim, diretor Comercial da DAF Caminhões Brasil

Com os resultados em vendas, a empresa está entre as três marcas que mais emplacaram caminhões Euro 6 até o momento. “Neste ano em que completamos uma década de Brasil, registramos nosso melhor desempenho. Conquistamos o reconhecimento do mercado frente à excelente qualidade dos produtos premium e estamos orgulhosos com todo o time da DAF por chegarmos com força à marca de 30 mil veículos com muitas vitórias”, celebra Luiz Gambim, Diretor Comercial DAF Brasil.

Com fome de Euro 6

A estratégia agressiva da DAF para a virada de chave do Euro 5 para o Euro 6, uma grande troca de tecnologias em relação às emissões dos caminhões no Brasil, levou a empresa a reduzir seus estoques de caminhões Euro 5 no ano passado para chegar a este ano como a primeira marca a vender somente caminhões que atendem às novas regras ambientais no Brasil. E, segundo seus executivos, a estratégia deu certo: “Enquanto o mercado registrou queda de 10,4% em vendas no primeiro semestre, a DAF ampliou sua participação de mercado no segmento de caminhões acima de 15 toneladas para 9,2% e, no mercado acima de 40 toneladas, para 12,9%. Este resultado nos rendeu a segunda e a quarta colocação em vendas nos segmentos citados no período. Nossa eficiência na gestão de estoque adequada ao tamanho e ao consumo da rede DAF nos possibilitou também chegar a um melhor custo-benefício dos caminhões, além de reduzir os custos em mantê-los no estoque. O ambiente da DAF é realmente de notícias positivas para o mercado brasileiro”, complementa Gambim.

Para o ano de 2023, a empresa prevê um aumento de 15% na produção em relação ao ano passado e projeta um aumento de demanda por seus caminhões entre 30% e 70% nos próximos seis meses. “Sem dúvida ganhamos mercado porque oferecemos produtos com diferenciais exclusivos, preços competitivos, qualidade e tecnologia que despontam entre os clientes. Se somos a primeira opção de compra para muitos é porque escolhemos, sempre, ser o melhor para o Brasil”, finaliza Luís Gambim.

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

Clique aqui para assistir a vídeos sobre transporte todos os dias na TV Transporta Brasil

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS