Volkswagen entrega 20 caminhões autônomos para aluguel à Vamos

Volkswagen entrega 20 caminhões autônomos para aluguel à Vamos

Modelos Constellation Agronomous 31.280 8x4 tem sistema autônomo de direção para a colheita de cana e motor que não usa Arla 32

Coluna Autos Giros 2020 – com Daniel Jacques
Revista Transporta Brasil ed 06
Veículo conceito da Scania é autônomo, elétrico e flexível

A Volkswagen Caminhões e Ônibus acaba de entregar à locadora Vamos mais 20 unidades dos caminhões Agronomous VW Constellation 31.280 8×4 para as aplicações na colheita de cana. O caminhão tem um sistema de georreferenciamento e posicionamento GPS, além de contar com direção autônoma com precisão de 2,5 centímetros para ter uma trajetória reta e não pisotear os brotos da cana, privilegiando a produtividade no campo.

O veículo tem tração 8×4 e conta com pneus especiais flutuantes, além de bitola especial para os carreadores de cana na plantação. Seu papel na colheita e transbordo da cana é essencial e a busca por este tipo de equipamento pelos produtores canavieiros no Brasil tem sido crescente.

“Para a VWCO é uma satisfação vermos a VAMOS adquirindo pela segunda vez os caminhões Agronomous VW. Isso representa não apenas uma parceira para o avanço tecnológico de nossos produtos, mas também confiança e compromisso para o desenvolvimento de novas soluções para o agronegócio”, comenta Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Desenvolvido no Brasil

Segundo a Volkswagen Caminhões e Ônibus, o Agronomous VW Constellation 31.280 8×4 foi desenvolvido no Brasil e é equipado com direção eletricamente assistida que “conversa” com os sistemas eletrônicos embarcados. Ele tem um sistema de geoposicionamento em tempo real, e um sistema que identifica sua posição e segue a rota pré-programada, com precisão de 2,5 cm e com variações mínimas, impossíveis de se atingir na condução humana.

“Essa aquisição reforça nosso compromisso com a inovação e a eficiência das nossas operações no agronegócio. Os caminhões Agronomous da Volkswagen oferecem tecnologia de ponta e proporcionam um salto significativo em termos de produtividade e redução de custos operacionais para nossos clientes”, afirma Gustavo Couto, CEO da VAMOS.

Os eixos dianteiros têm capacidade técnica de oito toneladas e os traseiros de 13 toneladas com redução nos cubos. O Peso Bruto Total do caminhão é de 42 toneladas. Os pneus são de alta flutuação e a bitola do caminhão é de três metros.

O motor é o tradicional MAN D08 de 280 cavalos sem utilização de Arla 32 com transmissão automatizada. Com o kit canavieiro, o caminhão traz diversos itens para enfrentar a dureza das operações do setor sucroalcooleiro, como grade de proteção frontal “quebra mato”; escapamento vertical, pré-filtro agrícola, proteção inferior do radiador “peito de aço”; protetor de alternador contra palha; protetor térmico das tubulações do sistema pneumático (freio), tela de proteção do radiador, pontos de ar para limpeza da cabine e da grade frontal e chicote elétrico com proteção especial e tomada de força.

As modificações são todas realizadas na própria fábrica da Volkswagen Caminhões e Ônibus em Resende, no Rio de Janeiro, pela BMB, empresa da Vamos, que realiza os processos de implantação da bitola, instalação dos sistemas e dos itens de proteção especiais. Segundo a fabricante, todo o processo de modificação dura cerca de 15 dias para cada caminhão, sendo possível modificar entre 4 e 5 caminhões por vez.

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

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