Iveco Daily chega ao Brasil em versão elétrica movida a baterias

Iveco Daily chega ao Brasil em versão elétrica movida a baterias

Veículo está disponível nas versões de 4,2 e 7,2 toneladas e Iveco oferece estação de carregamento pela Nexpro

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O transporte de cargas leves em ambientes urbanos com o uso de veículos elétricos faz sentido do ponto de vista operacional, ajuda a despoluir as cidades e está crescendo no Brasil. Prova disto é a frequente entrada em operação de novos veículos do tipo vans e pequenos caminhões movidos a bateria. A Iveco, que tem em seu portfólio as família Daily, vans e chassis cabine de grande sucesso no mercado, agora faz parte deste movimento.

A empresa acaba de anunciar o lançamento do eDaily, versão elétrica movida a baterias do comercial leve, que chega ao Brasil fabricada por enquanto na Itália em versões furgão e chassi cabine de 4,2 toneladas e chassi cabine de 7 toneladas. Todas as versões estão disponíveis na rede de concessionárias Iveco em São Paulo e Belo Horizonte, inicialmente, com preço de varejo a partir de R$ 549 mil.

Preparação para a chegada da eletrificação

Segundo a Iveco, a chegada da era da eletrificação para a família Daily traz um investimento de R$ 100 milhões entre 2024 e 2026 para a preparação da rede, treinamento de funcionários, testes do veículo no Brasil, pós-venda e serviços e regionalização do produto.

O presidente da Iveco, Márcio Querichelli, acredita que este passo seja apenas o começo da história da marca com veículo de zero emissões no Brasil e na América Latina. “Este é um projeto que começou dentro de nossa estratégia de sustentabilidade e o eDaily traz o equilíbrio deste conceito com a rentabilidade. Nós acabamos de desenvolver este veículo no mercado europeu e estamos trazendo agora para o Brasil o eDaily já testado e validado para as operações brasileiras. O nosso diferencial é a capacidade de carga do eDaily, que é maior do que os lançamentos de nossos concorrentes e estamos muito felizes com isso”, disse o executivo no lançamento, em São Paulo, em entrevista à reportagem do Transporta Brasil.

Três versões elétricas

A família elétrica eDaily chega ao Brasil em três versões: furgão de 4,2 toneladas de PBT com 9 metros cúbicos de capacidade volumétrica de carga, rodado simples no eixo traseiro e carga líquida de 1800 quilos; chassi cabine de 4,2 toneladas de PBT, rodado simples no eixo traseiro e 2.200 quilos de carga útil; e chassi cabine de 7,2 toneladas de PBT, rodado duplo no eixo traseiro e 4.500 quilos de carga útil.

As versões de 4,2 toneladas, tanto no furgão quanto no chassi, podem receber de um a três packs de baterias. Com um pack, o veículo tem autonomia de até 110 quilômetros. Com dois, roda até 200 quilômetros, e com três, a autonomia vai para 300 quilômetros.

A versão chassi cabine de 7,2 toneladas será vendida com dois ou três packs de baterias, com autonomias de 120 e 180 quilômetros, respectivamente. De acordo com a Iveco, as baterias do eDaily têm garantia de 200 mil km rodados e são fabricadas pela Microvast, da China. Cada pack de baterias pesa 270 quilos.

Como o veículo é muito utilizado para plataformas guincho, frotas operacionais de serviços públicos e diversas outras aplicações, a família Daily conta com tomada de força para cestos aéreos, munck e movimentação de plataforma para carros. Na versão elétrica, a tomada de força foi mantida, desta vez elétrica.

O eDaily tem motor elétrico FPT modelo EPWT 550002E / AP MOTOR. Na versão de 4,2 toneladas, a potência é de 100 quilowatts, equivalente a 136 cavalos, e o torque é de 300 Nm. Na versão de 7,2 toneladas o motor desenvolve uma potência de 140 quilowatts, equivalente a 193 cavalos e torque de 400 Nm. É importante destacar que, como em todo veículo elétrico, o torque é imediato e está disponível a todo momento, ao toque do acelerador.

Outra características de todo veículo elétrico que traz sua funcionalidade para o eDaily é o fator de regeneração. Quando veículo desacelera ou é freado, o motor inverte e, em vez de tracionar, se transforma em um gerador, devolvendo energia elétrica para o sistema.

O eDaily tem três modos de direção: Natural, com o sistema se comportando de forma semelhante à versão diesel, com equilíbrio entre o gasto de energia, a performance e a regeneração; o Eco, com grande economia de energia, maior regeneração e menor desempenho, para maior autonomia; e o Power, para momentos de manobra, subida de ladeiras e necessidade de maior velocidade, com maior consumo de energia e performance máxima.

Manutenção e carregamento

A Iveco está preparando sua rede de concessionárias para trabalhar com os novos veículos elétricos e criou dois planos de manutenção para eles, com duração de até 60 meses, o Essencial, com as revisões e manutenção básica, e o Essencial Plus, com uma cobertura mais abrangente.

Além disso, o destaque ficou para a marca Nexpro, de peças e acessórios para os caminhões e comerciais leves da Iveco, que lançou junto com o eDaily uma linha de carregadores para os veículos, partindo do cabo multiuso de 22kW e passando pelo carregador de parede, o Wallbox de 90kW e o carregador rápido “Fast Charger” de 150kW.

Além disso, a manutenção e a gestão do eDaily usufrui de tecnologia de conectividade, com dados e parâmetros do veículo que são transmitidos em tempo real para serem gerenciados por meio de um aplicativo para celulares ou um portal de informações. Todos os veículos da família são monitorados por uma central de controle na fábrica da Iveco em Sete Lagoas (MG), que detecta a localização, as rotas, os possíveis códigos de falhas e os intervalos de manutenção e revisão.

Mas e os motoristas habilitados com CNH B?

A estratégia de lançamento da Iveco para suas vans e chassis cabine Daily elétricos foi diferente da concorrência, que trouxe versões com Peso Bruto Total de 3,5 toneladas para que possam ser conduzidas por motoristas com CNH categoria B, público muito comum entre os pequenos empreendedores.

Em vez disso, a empresa lançou o eDaily com PBT a partir de 4,2 toneladas, o que diante da legislação de trânsito o classifica já como caminhão e exige que seja dirigido por habilitados com categorias superiores, C, D ou E.

“Tomamos esta decisão, depois de muito debate e estudos, por acreditarmos que o veículo elétrico precisa ter uma carga útil compatível com seu investimento. Um Peso Bruto Total de 3,5 toneladas poderia limitar bastante a operacionalidade do eDaily. Porém, a pedido de nossos clientes, a Iveco entrou com um pedido junto ao Senatran para que exista uma permissão especial para veículos elétricos com PBT de 4,2 toneladas possam ser conduzidos por profissionais com CNH categoria B. Este pedido contempla somente veículos elétricos e estamos aguardando o resultado deste processo”, informou o presidente Querichelli.

O Iveco Daily elétrico já chegou ao Brasil com 26 unidades vindas da Itália e, até o segundo semestre, mais 24 unidades vão desembarcar por aqui. De acordo com a demanda, novos lotes serão importados e, segundo a empresa, o plano é que o veículo seja nacionalizado e produzido na fábrica da Iveco em Sete Lagoas, Minas Gerais, em um futuro próximo.

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

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