Foton faz nova investida com força total no mercado brasileiro de caminhões

Foton faz nova investida com força total no mercado brasileiro de caminhões

Gigante chinesa dos caminhões fez importantes lançamentos de veículos comerciais e quer ter fábrica no Brasil

Uruguai exige teste de Covid dos caminhoneiros brasileiros na fronteira
Rodovia Rio-SP começa testes na cobrança de pedágio Free Flow
Iveco ganha território no Rio Grande do Sul

A Foton é uma das maiores montadoras de veículos comerciais do mundo. Com sede na China e fabricação em escala gigantesca, a empresa produz, a cada dois meses, o número de caminhões que toda a indústria brasileira produz em um ano.

Com apetite pelo mercado brasileiro, a Foton enviou seus principais executivos internacionais para o nosso país para anunciar sua nova investida por aqui e traz novidades para os segmentos de caminhões leves, semipesados e picapes.

Um dos principais anúncios feitos pela empresa é a intenção da Foton em estabelecer uma fábrica em terras brasileiras, iniciativa que ainda está em fase inicial de estudos e que não tem maiores detalhes sobre como, quando e onde será.

Williams Jiang, vice-presidente de Marketing da Foton International

“Já estivemos presentes no mercado brasileiro anteriormente oferecendo produtos de alta qualidade com boa reputação. Agora, como todos podem ver, nossos produtos de última geração estarão disponíveis para o Brasil. Antes do lançamento dos novos produtos, temos feito um trabalho pesado de testes e homologação dos produtos e sabemos que os nossos veículos atendem às exigências do mercado brasileiro de caminhões, assim como às necessidades do cliente transportador brasileiro. Acreditamos que estejamos trazendo nossos melhores produtos para o Brasil e estamos aptos para construir uma relação 100% confiável por meio de nossos serviços de pós-vendas e peças de reposição. Estamos prontos para dar ao Brasil o melhor da Foton global em produtos e serviços para oferecer a melhor conveniência e disponibilidade dos veículos aos clientes brasileiros”, disse Williams Jiang, vice-presidente de Marketing da Foton International, à reportagem da Agência Transporta Brasil

Além do possível investimento na construção de uma fábrica de caminhões e picapes no Brasil, a Foton anunciou sua iniciativa de fortalecimento na rede de concessionárias em território nacional. A empresa afirmou que, até o fim deste ano, terá um total de 45 unidades na rede de serviços. Hoje são 33.

Caminhão semileve manual e automatizado

Vamos aos produtos: a Foton anunciou alguns lançamentos que pretende fazer no mercado brasileiro. O primeiro que destacamos aqui é o caminhão semileve Aumark S 315, de 3,5 toneladas de Peso Bruto Total. Ele é a mais nova geração dos caminhões semileves da marca e substitui dos Aumark Citiy Trucks que estavam em comercialização por aqui até o ano de 2022.

O Aumark S 315 pode ser dirigido por motoristas habilitado com CNH Categoria B e tem duas versões: a MT, com transmissão manual e a AMT, com transmissão automatizada, ambas ZF de cinco velocidades.

O motor é o Cummins 2.5 diesel e 150 cavalos de potência e o torque é de até 400 Nm. Os veículos têm as seguintes dimensões: comprimento total de 5380 mm, largura máxima dianteira de 2030 mm, altura de 2240 mm e distância entre eixos de 2800 mm. O comprimento da plataforma de carga é de 3610 mm.

Segundo a Foton, a linha Aumark traz veículos completos, com painel de instrumentos digital, central multimídia com tela touchscreen de 7 polegadas e conectividade via Bluetooth que permite chamadas em viva-voz e streaming de áudio. O pacote de tecnologias de segurança inclui, além dos airbags e ABS obrigatórios, freios a disco nas rodas dianteiras e freio a tambor nas traseiras, ASR (Controle Eletrônico de Tração), ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade) e sistema de assistência de partida em rampa, que evita que o veículo recue em subidas íngremes.

O caminhão tem bastante conforto a bordo, constatado por este repórter, com assentos em espuma premium e detalhes em azul no acabamento interno. O espaço da cabine é muito bom e a posição de dirigir é confortável. O volante é multifuncional e permite diversos comandos ao alcance dos dedos do motorista. Completam o pacote de segurança e conforto o assento do motorista com absorção de mola a ar, vidro elétrico, alarme, defletor de ar, faróis de LED, sistema de ajuste automático dos LEDs, sensor e sinal sonoro de marcha ré e ar-condicionado automático.

Como opcionais, a Foton oferece no Aumark sistema BSD (Detecção de Ponto Cego), sistema FMS (Monitoramento de Fadiga), retrovisor elétrico, EPB (Freio de Estacionamento com Comando Elétrico) e TPMS (Sistema de Monitoramento da Pressão dos Pneus).

De acordo com a Foton, os modelos Aumark S 315 MT e Aumark S 315 AMT estarão disponíveis para venda no Brasil a partir de agosto (versão manual) e outubro (versão automatizada) de 2024, com versões a partir de R$ 219 mil (versão manual) e R$ 239 mil (versão automatizada). Os veículos terão garantia de 3 anos ou 100 mil km rodados, o que ocorrer primeiro.

Foton entra para o segmento de picapes

Uma das novidades surpreendentes da Foton para o Brasil é o lançamento, ainda em novembro deste ano, das picapes Tunland nas versões V7 e V9. O modelo V9 tem um apelo mais urbano, com uma suspensão traseira tipo Macpherson que foi desenvolvida para proporcionar ao condutor maior conforto durante o uso diário nos grandes centros urbanos. Além disso, a Tunland V9 possui teto solar panorâmico (que não está presente na V7). O modelo também apresenta alto desempenho em operações de trabalho no campo e em terrenos off-road. Nos modelos V7 a suspensão é um pouco mais rígida e calibrada para operações off-road ou outros tipos de trabalho pesado. Seu feixe de mola foi projetado para suportar situações adversas no dia a dia.

A picape Tunland V7 tem 5617 mm de comprimento, 2000 mm de largura e 1910 mm de altura. A distância entre-eixos é de 3355 mm. A versão V9 tem as seguintes dimensões: 5617 mm de comprimento, 2090 mm de largura e 1955 mm de altura. A distância entre-eixos é de 3355 mm.

A Tunland V7 e a Tunland V9 vêm com motor 2.0L diesel Aucan e motor elétrico de 48V da Valeo de 4 cilindros com turbocompressor tipo VGT (Turbocompressor de Geometria Variável), sendo os únicos modelos híbridos a diesel/elétrico do mercado brasileiro. Trata-se de um sistema capaz de entregar até 175 cavalos de potência máxima e 450 Nm de torque máximo, garantindo desempenho excepcional, tanto para o transporte de cargas como para aventuras off-road.

O motor elétrico, por sua vez, auxilia o motor a combustão interna, reduzindo o consumo de gasolina ou diesel. Quando o veículo está parado ou em baixa velocidade, ele pode operar apenas com o motor elétrico, economizando combustível e reduzindo as emissões. Quando o veículo freia ou desacelera, o motor elétrico atua como um gerador, convertendo a energia cinética em eletricidade que é armazenada na bateria. Isso ajuda a recarregar a bateria e a melhorar ainda mais a eficiência da picape.
Os veículos têm consumo, aferido em teste, de 12,5 km/L e vai de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos. Com o tanque de 76 litros cheio, a Tunland V7 e a Tunland V9 têm autonomia de 960 km.

A transmissão da Tunland V7 e V9 é a 8HP automática de 8 velocidades da ZF e as picapes contam com tração 4×4 normal e reduzida, com seletor automático de tração por meio de um comando no console.

No interior, a Tunland V7 e V9 oferecem painel de instrumentos digital a central multimídia com tela de 14.6 polegadas. Os veículos contam com sistema de som premium, comandos no volante, ar-condicionado dual zone automático e acesso sem chave.

A capacidade de carga informada pela Foton é de 1.000 kg e a caçamba conta com diversos pontos de ancoragem para a amarração das cargas. De acordo com a fabricante, nos próximos meses, as picapes Tunland V7 e Tunland V9 passarão por um processo de homologação no Brasil e devem estar disponíveis para venda a partir de novembro de 2024.
O objetivo da Foton é vender, em 2025, pelo menos 1.000 unidades da Tunland V7 e V9. As picapes custarão a partir de R$ 250 mil, com garantia de três anos ou 100 mil quilômetros.

Caminhão de 17 toneladas

Outra novidade da Foton para o mercado brasileiro é o caminhão Auman 17T, que chega com motorização Cummins F4.5L, 4 cilindros, com sistema Common Rail Euro 6. Ele desenvolve potência de até 22 cavalos e torque de até 820 Nm. A transmissão é manual de seis velocidades da ZF.

Os caminhões de 17 toneladas da Foton trazem os mesmos atributos de segurança, conforto e conectividade da linha Aumark, descrita acima. De acordo com a Foton, nos próximos meses, o Auman 17T passará por um processo de homologação no Brasil e a previsão é que esteja disponível para venda na rede de concessionárias da marca neste segundo semestre de 2024 com preço a partir de R$ 400 mil e garantia de três anos ou 100 mil quilômetros.

Para o transporte leve urbano, a Foton também prometeu duas novidades: os minitrucks Wonder com cabine dupla ou simples e o iBlue, caminhão leve elétrico movido a baterias, que serão tema de uma nova reportagem completa aqui no Transporta Brasil em breve. Fique ligado!

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

Clique aqui para assistir a vídeos sobre transporte todos os dias na TV Transporta Brasil

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS