Scania inaugura fábrica de pintura de cabinas em São Bernardo do Campo (SP)

Com oito mil m² de área construída, estrutura da montadora de caminhões abriga nova linha de pintura automatizada, inspirada nas unidades fabris da Suécia e Holanda

Randon vai investir R$ 500 milhões em fábrica em Araraquara (SP)
Iveco fecha 5 fábricas até final do ano na Europa
Grupo ZF vai investir R$ 532 milhões em Sorocaba (SP) até 2016

scania-fabrica-pintura

A montadora Scania inaugurou uma nova fábrica de pintura e montagem de cabinas de caminhão. A instalação conta com oito mil m² de área construída e está localizada na planta de São Bernardo do Campo (SP).

O projeto foi inspirado nas fábricas da Scania localizadas na Suécia e Holanda, e dispõe de uma gama de 140 cores. De acordo com Per-Olov Svedlund, presidente e CEO da Scania Latin America, a nova linha de pintura é automatizada e utiliza 40% menos de tinta em relação à antiga fábrica, e todo excedente é reutilizado.

A fábrica dispõe de automação de processos como a implantação de sistema de transporte de peças e de plataformas elevatórias, medidas que também resultam em maior ergonomia aos colaboradores e maior volume de produção. Por conta de todos esses avanços, há um ganho expressivo de tempo, o que permite a produção de maior volume de cabinas metálicas, por exemplo.

A qualidade da pintura é atestada por um sistema de iluminação desenvolvido pela Scania em parceria com um fornecedor. Um túnel de luz de LED programável, composto por 400 luminárias, evidencia eventuais falhas na pintura primer, por mais discretas que sejam, tais como sujeiras, riscos ou amassados. O sistema é configurado para cada colaborador, que pode ajustar a luminosidade conforme sua percepção.

“Com essa fábrica reafirmamos nosso compromisso com a qualidade de produtos e soluções que entregamos aos clientes e a disposição para contribuir com o desenvolvimento da região e do País”, conclui Svedlund.

COMMENTS