Subsidiária da Vale quer que operação que atualmente leva mais de um dia seja realizada em seis horas até 2017
A VLI (Valor da Logística Integrada), subsidiária da mineradora Vale, quer que até 2017 o tempo de descarga no Porto de Santos (SP) caia de 30 para seis horas.
Em cinco anos, a empresa estipula investir a quantia de R$ 9 bilhões na incorporação de 7.500 novos vagões, ampliação das linhas ferroviárias e modernização portuária para expandir em 12 milhões de toneladas a capacidade logística. As obras no Porto de Santos devem começar em janeiro de 2014.
Atualmente, um vagão chega ao Porto de Santos e leva trinta horas para ser descarregado. No Porto de Tubarão, em Vitória (ES), a operação de descarregamento é feita em seis horas. Segundo Marcelo Spinelli, presidente da VLI, a proposta visa ampliar a capacidade de descarga de Santos com o descarregamento de três trens simultâneos.
Além dos novos vagões, a empresa vai comprar 210 locomotivas. Cinco novos terminais intermodais serão construídos. A expansão do Tiplam (Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita) prevê a construção de três novos berços de atracação para a movimentação de grãos, farelo, açúcar e fertilizantes, única carga operada hoje, adicionando 12,5 milhões de toneladas anuais de capacidade ao sistema portuário de Santos.
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