Azul Cargo celebra sucesso da transformação de jatos de passageiros em cargueiros

Azul Cargo celebra sucesso da transformação de jatos de passageiros em cargueiros

Empresa faz a transformação dos jatos de passageiros Embraer E195 em cargueiros Classe F em apenas 10 dias

Como calcular a Tabela de Frete?
Mercedes-Benz aposta alto na nova Sprinter
Volksbus na rota do socioassistencial

A Azul Cargo Express comemora o segundo aniversário de sua frota de aviões cargueiros Embraer Class F. Segundo a empresa, os cinco aviões já realizaram o transporte de mais de 15 milhões de pacotes de e-commerce, totalizando 33 mil toneladas e mais de 18 mil horas de operações.

Conversão em tempo recorde

O que existe de diferente em relação a estes aviões é o fato de a Azul Cargo deter a tecnologia e a operacionalização para transformar jatos Embraer E195 de passageiros em aviões cargueiros Classe F. Segundo a empresa, sua estrutura é capaz de fazer a conversão dos jatos em apenas 10 dias.

Desde o lançamento em fevereiro de 2022, a unidade de logística da Azul já converteu cinco aeronaves Embraer E195 em cargueiros. Também é possível reverter os aviões para transportar passageiros, se necessário. O projeto que levou ao know-how inédito de conversão das aeronaves envolveu uma série de etapas de testes e aprendizados, desde a elaboração e planejamento conceitual em parceria com a LHColus Tecnologia, passando por voos de ensaio e de desenvolvimento até a certificação final junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Mais do que uma inovação tecnológica, essa conquista reforçou o compromisso da Azul com a segurança – e, portanto, com a integridade das operações e a proteção da carga – graças a um sistema inédito e avançado de detecção de calor e fogo com alarmes e câmeras termográficas que acompanha essa transformação do E195 em cargueiro.

O cargueiro Classe F já transportou cargas em 15 aeroportos, são eles: Belém (PA), Campinas (SP), Cuiabá (MT), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Maceió (AL), Manaus (AM), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC), São Luís (MA), Teresina (PI) e Vitória (ES).

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

Clique aqui para assistir a vídeos sobre transporte todos os dias na TV Transporta Brasil

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS