Brasil vai começar a fabricar caminhões elétricos em série

Brasil vai começar a fabricar caminhões elétricos em série

Modelo da Volkswagen Caminhões e Ônibus, o e-Delivery vai ser produzido na fábrica da empresa em Resende, no Rio de Janeiro

ANTT faz primeiro reajuste nos fretes em 2019
Plantão Covid-19 – episódio 15 – A visão das empresas de motofrete
Revista Transporta Brasil ed 03

Vai começar. O Brasil dará, nos próximos meses, início à produção em série de um caminhão 100% elétrico, com zero emissão de ruídos e poluentes. A notícia vem da Volkswagen Caminhões e Ônibus, que anunciou ainda para este semestre o começo da fabricação em série do modelo e-Delivery, caminhão urbano leve projetado no Brasil.

Investimento e inovação

Para puxar a fila da era da eletrificação no Brasil, a VWCO se integrou aos investimentos de até 1,6 bilhão de euros em pesquisa e desenvolvimento de veículos elétricos até 2025. “A pandemia mundial de Covid-19 impôs muitos desafios a toda sociedade, o que promoveu ajustes de rota. E mesmo assim, mantivemos nosso compromisso com a inovação e avanços para a mobilidade sustentável, tema que continua prioritário na VW Caminhões e Ônibus”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus.

O projeto do e-Delivery nasceu no Brasil e existe há cerca de cinco anos. Desde o final de 2019, o caminhão elétrico da Volkswagen roda pelas ruas de São Paulo, em testes na operação de distribuição urbana de bebidas da Ambev. Os protótipos já rodaram cerca de 30 mil quilômetros, segundo a fabricante. O caminhão urbano elétrico tem autonomia de até 200 quilômetros e o sistema regenerativo aproveita a energia das frenagens para recompor a carga da bateria.

Elétrico em Resende

De acordo com executivos da Volkswagen Caminhões e Ônibus, a linha de produção do e-Delivery está em fase de acabamento e a fábrica em Resende está quase pronta para começar a produção o caminhão elétrico. “O e-Delivery é o primeiro caminhão brasileiro movido 100% a eletricidade, zero emissão e zero ruído, e estamos preparando a fábrica de Resende para isso. Haverá novos conceitos de produção e de montagem e vamos continuar trabalhando com parceiros, do modo mais simples e mais produtivo e eficiente possível. Na Volkswagen Caminhões e Ônibus, não estamos fazendo apenas tecnologia por tecnologia. Ela tem que ser inteligente e tem que estar a serviço do cliente e de sua produtividade e segurança. Estamos no ritmo final das obras internas para a fábrica de caminhões elétricos e temos certeza de que, com o e-Delivery, vamos produzir mais um sucesso em Resende”, diz Adilson Dezoto, vice-presidente de Produção e Logística e membro do Board da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS