Mercedes-Benz faz ônibus elétricos em São Bernardo do Campo

Mercedes-Benz faz ônibus elétricos em São Bernardo do Campo

Fábrica moderna e conectada trabalha com os conceitos da Indústria 4.0 e já fabricou 50 unidades para a cidade de São Paulo

Iveco lança novo chassi de micro-ônibus de 10 toneladas
Renault Trucks mostra sua nova gama Master na Europa
Delphi apresenta 22 novidades em filhos de ar para caminhões

A Mercedes-Benz começou a entregar as primeiras 50 unidades de seu chassi de ônibus elétrico movido a baterias, o eO500U, encarroçado pela Caio com o modelo Millenium para empresas operadoras da cidade de São Paulo. Segundo a fabricante, a empresa Metrópole Paulista vai receber 40 unidades, a MobiBrasil terá 8 e a Sambaíba duas. A previsão é que os veículos entrem em operação no começo do ano que vem.

“Estas mesmas empresas pretendem adquirir um total de mais de 500 ônibus e0500U, sendo 180 unidades para Metrópole Paulista, 300 unidades para Sambaíba e 68 unidades para a MobiBrasil. O ônibus elétrico Mercedes-Benz eO500U estará cada dia mais presente nas vias e no sistema de transporte coletivo urbano da capital paulista”, diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Para que isso aconteça, a fábrica de ônibus da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo (SP) recebeu modificações significativas e foi modernizada para oferecer capacidade de produção para os novos chassis elétricos.

O chassi eO500U foi desenvolvido pela Mercedes-Benz do Brasil para a realidade brasileira e latino-americana. O veículo foi amplamente testado no Campo de Provas de Iracemápolis (SP), em vias urbanas, e também na Alemanha, onde contou com a expertise da Daimler Buses em ônibus elétricos.

Além das primeiras entregas no Brasil, o Chile é o próximo país da região a receber uma unidade do eO500U para demonstração a clientes, gestores do transporte coletivo e parceiros. Esta ação é fruto de parceria com a Comercial Kaufmann, representante local da marca Mercedes-Benz, e com a encarroçadora Caio. Além de atender aos países da América Latina, o novo produto também será exportado para outros mercados, como a Oceania.

O chassi eO500U da Mercedes-Benz tem autonomia de 250 quilômetros com baterias fornecidas pela BorgWarner e motores elétricos ZF nas pontas dos eixos. Por esta característica, o ônibus não tem transmissão e só tem uma marcha à frente e outra à ré, o que facilita muito sua operação pelo motorista, que conta com uma condução suave, confortável e totalmente silenciosa.

Segundo a Mercedes-Benz, a vida útil das baterias é de até 13 anos e a empresa está montando uma estrutura para se responsabilizar pelo descarte ou reuso no futuro, ajudando na economia circular e dando suporte a seus clientes em todo o ciclo de vida do chassi elétrico.

Em São Bernardo do Campo, a empresa treinou cerca de 600 trabalhadores para a linha de produção do eO500U. De acordo com a empresa, um dos diferenciais do processo produtivo é a flexibilidade da operação, ou seja, o novo modelo elétrico é produzido na mesma linha de montagem dos demais chassis de ônibus a diesel da marca, o que inclui micros LO, as linhas OF e O 500 de urbanos e rodoviários, além de articulados e superarticulados. Essa flexibilidade otimiza a programação e acelera o ritmo de produção, atendendo mais rapidamente aos pedidos dos clientes.

“Cerca de 600 colaboradores foram treinados e estão capacitados para a produção do chassi de ônibus elétrico na nossa planta de São Bernardo do Campo com toda segurança necessária, levando em conta as especificidades técnicas do novo produto e as características referentes à energia elétrica”, destaca Sergio Magalhães, diretor-geral de Ônibus América Latina. “No desenvolvimento da linha de montagem com conceitos da Indústria 4.0, nós já previmos todos os requisitos necessários para acomodar a produção dos elétricos”.

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

Clique aqui para assistir a vídeos sobre transporte todos os dias na TV Transporta Brasil

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS