Além de sua renomada linha de motores a gás, a Cummins está apresentando na Fenatran 2019 o conceito Cummins Integrated Power , portfólio de soluções integradas que pode combinar em um mesmo “pacote” motor, transmissão, componentes, baterias e tecnologias conectadas.
O conceito Integrated Power é oferecido globalmente pela Cummins para motores entre 2.8 e 15 litros que podem ser conectados a soluções/produtos de empresas parceiras à Cummins. O objetivo é oferecer ao cliente a vantagem de adquirir uma solução integrada desenvolvida em conjunto pelas engenharias das marcas.
Entre outras novidades, a Cummins está mostrando na Feira o motor X13 Euro VI integrado com a transmissão Endurant – fruto da joint venture Cummins-Eaton – e com o sistema de pós-tratamento U Module, da Cummins Emission Solutions (CES).
O novo propulsor X13 é baseado no Cummins X12, resultando numa solução leve, compacta e eficiente. O X13 oferece potência entre 480 cv a 560 cv e torque de 2.400 a 2.600 Nm, com design moderno de bloco esculpido, adequado para caminhões acima de 45 t voltados para serviços de longa distância.
A redução de peso é devido ao fato de ser integrado à transmissão Endurant, com sistema de pós-tratamento U Module, 60% menor e 40% mais leve quando comparado aos sistemas que atendem ao mesmo nível de emissões. O U Module foi desenvolvido pela Cummins Emission Solutions (CES) para motores acima de 8.9 litros.
O formato em U, além de trazer ganhos em capacidade de carga e redução de manutenção, viabiliza a instalação do sistema de pós-tratamento na lateral do equipamento. O novo layout, com instalação bastante simplificada, é perfeitamente adequado à arquitetura dos veículos Heavy Duty.
Por Ricardo Panessa, especial para a Agência Transporta Brasil
COMMENTS