ZF vai lançar freio tecnológico de carreta no Brasil ainda este ano

ZF vai lançar freio tecnológico de carreta no Brasil ainda este ano

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Um dos maiores problemas de segurança no transporte rodoviário de cargas brasileiro é a falta de estabilidade e o tombamento de carretas. Não é raro ler notícias sobre caminhões que perdem sua estabilidade e acabam tombando, fazendo vítimas e gerando grandes prejuízos para as empresas e para a sociedade.

De olho na segurança das operações, a ZF está com um pacote de novidades tecnológicas para o mercado brasileiro, após a aquisição da WABCO, aumentando muito seu portfólio de produtos para caminhões e ônibus.

Você vai conferir todas as novidades aqui no Transporta Brasil e a primeira delas é o novo sistema iEBS, uma plataforma eletrônica para o controle e gerenciamento de frenagem para semirreboques que chega ao Brasil no último trimestre de 2022. O iEBS é parecido com os sistemas de gerenciamento eletrônico de freios para caminhões e ônibus EBS.

Silvio Furtado, diretor de Soluções para Veículos Comerciais e Tecnologia Industrial na ZF América do Sul

“A nova solução é a evolução do EBS (Electronic Braking System – Sistema de Frenagem Eletrônico) e já é largamente utilizada nos caminhões mais modernos da Europa. Além de sua função primordial de controlar seguramente a estabilidade do conjunto, o frotista pode contar com informações em tempo real de tudo o que acontece com a carreta. É possível, entre outras dezenas de funcionalidades, checar temperatura e pressão dos pneus, obter remotamente a localização exata do equipamento, além de otimizar o acondicionamento da carga, monitorando o peso em cada eixo”, explica Silvio Furtado, Diretor de Soluções para Veículos Comerciais e Tecnologia Industrial na ZF América do Sul.

De acordo com a ZF, o novo sistema poderá ser instalado em implementos já em uso, por meio de retrofit. A fabricante informou que os cabos são idênticos para EBS e iEBS, o que traz flexibilidade para as linhas de produção dos fabricantes de implementos. O sistema foi desenvolvido pela equipe global da ZF e a engenharia brasileira realizou testes e diversos ensaios para que ele possa ser utilizado nas condições das estradas do nosso país.

Na prática, o sistema atua preventivamente contra incidentes, assegurando a estabilidade do conjunto e promovendo correções de frenagem instantâneas em cada roda e, por meio de inteligência embarcada. Ele também registra cada problema e permite a entrega de relatórios completos aos frotistas e revelam até mesmo a capacidade de carga ociosa de determinada linha. Serão três versões para o mercado brasileiro: a Básica, a Standart e a Premium. A mais completa terá cerca de 40 funções que contribuem para otimizar a gestão das frotas.

Carretas conectadas

Com o novo sistema, a ZF passa a oferecer uma plataforma eletrônica de telemetria para as carretas, o que já acontece com os cavalos mecânicos. A função Trailer Pulse é um sistema aberto, pronto para ser utilizado em todo o Brasil e região América do Sul e permite o monitoramento das carretas de forma remota e o gerenciamento das frotas de forma completa, não somente com os dados dos caminhões.

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

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Agência Transporta Brasil – ATB

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