Serviços conectados da Scania chegam à maturidade

Serviços conectados da Scania chegam à maturidade

Fabricante chegou à marca de 50 mil caminhões e ônibus online em sua rede de informações e tem feito transformações em operações de clientes

Uma torre de caminhões Volvo na Europa
Implementos em ritmo de recuperação
Novo eixo traseiro Meritor para pesados tem tecnologia a laser

A internet das coisas nos caminhões do Brasil chegou faz tempo e não é novidade. A tendência de se conectar um aparelho, uma ferramenta ou um veículo à internet para usufruir de funções e serviços conectados chegou pra valer, mas no setor de caminhões já é uma realidade madura.

No começo de 2017 a Scania desembarcava no Brasil seu sistema de soluções digitais online para a gestão das operações de seus clientes de caminhões e ônibus. E eles tiveram muito trabalho! Explicar, apresentar e esclarecer as novidades conectadas para os frotistas e caminhoneiros autônomos do Brasil era um desafio a ser vencido para que este ecossistema digital fosse possível por aqui.

50 mil em ação

E não é que deu certo? Apesar da dificuldade em se introduzir novas tecnologias no dia a dia das transportadoras e dos caminhoneiros, a Scania conseguiu, por meio de seus serviços lançados a cada ano, angariar uma legião de clientes online que não ficam mais com seus veículos desconectados. Hoje, no Brasil, são cerca de 48 mil caminhões e 2 mil ônibus que somam uma frota conectada de 50 mil veículos, 10% do número de Scanias conectadas no mundo.

Mas, e na prática, o que os serviços conectados trouxeram de legado? A resposta é muita coisa: a conexão do caminhão, que é capaz de emitir sinais e dados para que uma central possa monitorar seus parâmetros, seu estado de manutenção e sua localização faz toda diferença, tanto nas operações do dono do veículo quanto na relação da Scania com sua rede de concessionários.

Com os serviços conectados, as Casas Scanias em todo o Brasil fazem parte de uma rede eletrônica para receber os veículos, agendar paradas, monitorar o status das manutenções e entregar mais disponibilidade para os clientes.

O caminhão ou ônibus gera e transmite dados sobre seu consumo, quilometragem rodada, características da condução e muitos outros itens que são usados para melhorar a performance dos motoristas, cuidar melhor da frota, ensinar as equipes a tirar o melhor dos veículos e tudo mais que se possa fazer com tanta informação.

Todo caminhão Scania da nova geração sai de fábrica já com o aparelho comunicador instalado e cabe ao cliente ativar o sistema por meio dos planos de manutenção escolhidos. Segundo a Scania, somente 5% não ativam. Somente em 2021, foram mais de 10 mil ativações, um crescimento de 30% em relação ao ano passado. Além disso, os caminhões da Scania fabricados entre 2012 e 2016 também estão aptos à conectividade. Basta instalar o aparelho comunicador. São mais de 2.500 veículos desta geração que tiveram a instalação feita depois da procura de seus operadores pelos serviços conectados. Segundo o diretor de Serviços da Scania no Brasil, Marcelo Montanha, o mercado brasileiro de transportes está bem maduro e os clientes se preocupam com a relação entre seu investimento, o retorno que o veículo oferece, a produtividade que ele proporciona e os custos que gera. “Vivemos um momento histórico da área de Serviços no Brasil. Os excelentes resultados estão diretamente atrelados ao amplo e personalizado pacote de soluções disponibilizado pela rede de concessionárias. Estamos em evolução contínua e transformando a forma de gestão da frota de nossos clientes. A solução da Scania traz aumento real de rentabilidade do cliente e se mostrou tão importante no momento da pandemia, quando, de fato, o cliente só pagou pelo que rodou e fazendo a manutenção na hora certa”, diz o executivo.

Para todas as frotas

De acordo com a Scania, o sistema conectado de monitoramento de dados dos caminhões pode ser utilizado também em frotas mistas, com veículos de outras marcas. “Quando o transportador vê que esta tecnologia impacta diretamente no custo da operação dele, que isso faz sentido no dia a dia da empresa dele, ele não quer mais deixar de ter sua frota conectada. Tivemos vários exemplos de implementação de poucos veículos conectados como forma de demonstração nas frotas de alguns clientes e, com pouco tempo de gerenciamento dos dados, eles nos pediram urgentemente para implementar a solução na frota inteira. Assim, nasceu a necessidade também de trabalhar com esta plataforma Scania em frotas mistas. Nós procuramos e criamos uma solução para obter os dados dos caminhões de outras marcas também, unificando a visibilidade da frota para o cliente. Isso graças à padronização dos sistemas europeus das principais marcas de caminhões que operam no Brasil”, explica Alex Barucco, executivo responsável pelos Serviços Conectados da Scania.

Os serviços conectados da Scania viabilizam uma série de soluções para diversas aplicações nas empresas e pelos autônomos, que vão desde a manutenção flexível e torre de controle para monitorar os veículos nas concessionárias até monitoramento do modo de direção e modos de treinamento online para as equipes. Além disso, é possível obter resultados reais de rentabilidade com o uso do sistema, pois ele promove a otimização do uso dos veículos de acordo com parâmetros de operação já comprovados no Brasil.

Clique aqui para conhecer nosso conteúdo no Facebook

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS