Foton fortalece rede de concessionárias e promete caminhões mais pesados

Foton fortalece rede de concessionárias e promete caminhões mais pesados

Marca já conta com 41 concessionárias no Brasil e prepara linha de caminhões muito além das 3,5 toneladas, de olho no Euro 6 brasileiro

Sprinter é caminhão, sim senhor!
Iveco faz venda de 11 caminhões Tector para MG
Cargo 1933 abre o segmento na Ford

A Foton segue seu trabalho para conquistar espaço no mercado brasileiro. A fabricante global que na China produziu e já vendeu mais de 10 milhões de caminhões de todos os tamanhos está de olho no Brasil. No final do ano passado, lançou sua nova linha de caminhões leves de 6,5 e 11 toneladas e prevê para setembro a chegada de seu 9 toneladas premium, da linha Aumark S.

Todos estes novos modelos, segundo a empresa, chegarão ao Brasil montados, importados diretamente da China. No Brasil, a Foton mantém a montagem de seus modelos de entrada, de 3,5 toneladas, em CKD na linha de produção que tem com a Gefco em Guaíba, no Rio Grande do Sul. Os modelos montados lá são os minitrucks Foton 3,5-14 e o caminhãozinho de entrada Foton 3,5-11, o mais barato da linha.

Conversamos com o diretor Comercial e de Desenvolvimento de Rede da Foton no Brasil, Ricardo Mendonça de Barros, que garantiu novos movimentos importantes da marca no mercado nacional.

Rede fortalecida

O primeiro movimento importante já foi feito. De acordo com o executivo, a Foton já está colhendo os frutos de seu investimento na rede de concessionários e na criação da Abrafoton, a associação dos representantes comerciais da marca. “Atualmente a Abrafoton conta com 41 concessionárias distribuídas em todo o País. Estamos em nosso melhor momento com relação à expansão da nossa rede de concessionárias. Diversas negociações com outros importantes grupos de revendas estão avançadas e a expectativa é encerrar este ano com 46 casas”, revela Mendonça de Barros, que pontua: “A Foton está no Brasil justamente para atender amplamente ao mercado de caminhões”.

Vem chumbo pesado por aí

Para atender ao mercado cada vez mais profundamente em suas necessidades, a marca vai ter que trazer novas opções de veículos, diversificando seu ramo de atuação em outras categorias de peso de caminhões.

“É o que vamos fazer. Planejamos trazer par ao Brasil a linha Auman com os caminhões já montados com motorização que atende às normas Euro 6. Esta será a estratégia, já que até o fim de dezembro não conseguiríamos em tempo hábil homologar esse produto em Euro 5. É por isso que, até o meio do ano que vem, já teremos esse produto em versão 17-210 com motor de quatro cilindros e os modelos 17-290 e 24-290 com motor de seis cilindros Euro 6. Vamos começar com a versão importada e já estamos trabalhando com a Cummins para migrar esses produtos para a linha nacional de motor e caixa automatizada nas linhas que foram desenvolvidas para a Ford, que passará a ser usada em nossos caminhões”, explica o diretor da Foton.

Para dar acesso aos transportadores autônomos e empresas de transporte do Brasil aos caminhões de sua marca, a Foton tem uma parceria com o Banco Santander que oferece toda a tecnologia digital e uma das plataformas mais automatizadas para a contratação dos financiamentos. “Da contratação até a assinatura digital por biometria, muitas vezes acontecendo no mesmo dia, o cliente consegue fazer tudo dentro do aplicativo. Os planos de financiamento Foton Santander podem incluir seguro de até três anos na parcela do financiamento e, além disso, trabalhamos também com todos os outros bancos comerciais”, diz Ricardo Mendonça de Barros.

E vai existir um Consórcio Foton?

A resposta do executivo foi sim. Segundo ele, a empresa está fechando uma parceria com o grupo Rodobens para que disponibilize sua plataforma de consórcios e grupos. “Estudamos uma modalidade na qual o cliente vai poder escolher o mês da contemplação e, assim, planejar sua aquisição de frota”, conclui Mendonça de Barros.

Clique aqui para conhecer nosso conteúdo no Facebook

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS