Governo do Paraná confirma a vinda da Tatra Trucks para o Brasil

Governo do Paraná confirma a vinda da Tatra Trucks para o Brasil

Fábrica da marca tcheca de caminhões vai ser em Ponta Grossa (PR) e terá investimento de mais de R$ 100 milhões

Plantão Covid-19 – episódio 10 – Como está o transporte no Mercosul?
A Fenatran é para todos!
Caminhão paixão! Todo mundo quer entrar no Kenworth T680

O Brasil está prestes a ganhar mais uma fábrica de caminhões. Desta vez será de veículos off-road da marca Tatra Trucks, famosa e tradicional fabricante da República Tcheca. A confirmação veio com a assinatura do protocolo de intenções da empresa com o Governo do Paraná. A unidade de produção de caminhões vai ser em Ponta Grossa, no Paraná, mesma cidade onde fica a fábrica da DAF. Um dos maiores acionistas da Tatra é o Grupo PACCAR, que também é dono da DAF.

E não é por coincidência que os caminhões da Tatra são fabricados há cerca de dez anos com a cabine do modelo DAF CF e a distribuição e assistência técnica também são feitos pela DAF. O motor dos caminhões Tatra é Paccar e a transmissão é ZF.

De acordo com os modelos que já existem na Europa, pode-se afirmar que os caminhões da Tatra são diferenciados: contam com transmissão reforçada, dentro de um tubo de aço, suspensão pneumática independente em todos os eixos e tração integral nos modelos.

Investimentos no Brasil

Segundo a empresa, o investimento para a construção da fábrica brasileira será de R$ 102 milhões até o ano de 2026. Os executivos da Tatra já assinaram o protocolo de adesão ao programa de benefícios fiscais do Estado do Paraná.

A previsão é que haja transferência de tecnologia e o começo da produção pode ser já em 2021. Os caminhões feitos pela Tatra no Brasil serão fora de estrada com tração de 6×6 e 8×8, voltados para os segmentos de mineração, florestal e de bioenergia.

A Tatra espera ter uma capacidade instalada para fabricar 225 caminhões por ano no Brasil a partir de 2022. Para três anos depois, em 2025, a meta é aumentar essa capacidade para 800 caminhões por ano.

Peças e componentes DAF

De acordo com a Tatra Trucks, a fabricação de seus caminhões no Brasil vai contar muito com o apoio logístico e operacional da DAF. Boa parte das peças será fornecida pela DAF, incluindo os motores, partes das cabines, conjuntos óticos e muitas outras.

Clique aqui para conhecer nosso conteúdo no Facebook

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS