A DHL segue com sua política e eletrificação de suas frotas terrestres para reduzir o impacto ambiental de suas operações. Agora, a empresa anunciou que vai testar na Suécia um caminhão extrapesado modelo FH da Volvo 100% movido a eletricidade.
Lá longe
Segundo a Volvo, o caminhão tem Peso Bruto Total de 60 toneladas e consegue operar com a transferência de cargas pesadas com viagens entre dois terminais da DHL, nas cidades suecas de Gotemburgo e Jönköping, distantes 150 quilômetros. Os testes começam agora em março e deverão oferecer dados para formar a rede de transporte eletrificado da empresa e ajudar na decisão de onde instalar os principais pontos de recarga para os caminhões. As viagens serão diárias e os testes vão coletar dados como a distância e o peso transportado por recarga.
“Nossa meta é reduzir para zero todas as emissões relacionadas à logística. Números importantes já foram atingidos: a eficiência em CO2 de nosso Grupo já melhorou 35%, em comparação com 2007. Porém, precisamos de soluções tecnológicas inovadoras e parcerias fortes para permanecer nessa jornada. Tenho certeza de que nossa forte cooperação com a Volvo Trucks, uma das maiores marcas de caminhões do mundo, nos ajudará a alcançar nossas ambiciosas metas ambientais”, diz Uwe Brinks, CEO da DHL Cargas.
“O ramo dos transportes está mudando rapidamente e ser sustentável é uma vantagem comercial cada vez mais importante para nossos clientes. Oferecemos soluções em transportes eficazes, que ajudam numa transição mais rápida para combustíveis de origem não fóssil, como a energia elétrica. Temos uma longa relação com a DHL. Seu conhecimento amplo e global em logística nos permite estudar as condições necessárias para progredir com essa mudança de tecnologia, adaptando-a para atender as necessidades dos clientes e de seus diversos tipos de operações,” afirma Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.
De acordo com o presidente Alm, o compromisso da Volvo é ter toda a linha de caminhões livre de combustíveis fósseis até o ano de 2040.
Aqui perto
No Brasil, a DHL Supply Chain usa os veículos Renault Kangoo Z.E. elétricos. O Kangoo Z.E. tem motor elétrico de 44kW (60 cv) com uma autonomia de 200 quilômetros e capacidade de carga de 670 quilos. Eles rodam pelo interior de São Paulo e Rio de Janeiro. Os veículos são destinados a entregas urbanas, de pequenos volumes e baixa concentração, sendo utilizados especialmente em caixas e pacotes com destino a shopping centers, lojas de rua e farmácias.
Além disso, a DHL também está testando um caminhão com Peso Bruto Total de 7,5 toneladas 100% elétrico, o iEV1200T, da JAC Motors. O caminhão leve tem 200 km de autonomia, obtidos por intermédio de baterias de fosfato de ferro-lítio com 97 kWh de carga máxima.
Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br
+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB
COMMENTS