Resultado obtido de janeiro a junho corresponde a um crescimento de 5%, em comparação com o mesmo período no ano passado
Segundo a ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), a movimentação de cargas pelo setor portuário no Brasil ao longo do primeiro semestre de 2014 subiu aproximadamente 5% se comparado ao mesmo período do ano passado.
Ao todo, foram 460 milhões de toneladas, das quais 167 milhões passaram por portos organizados (alta de 6%) e quase 293 milhões por terminais de uso privado.
Considerando os portos públicos, os de Santos (SP), Itaguaí (RJ) e Paranaguá (PR) apresentaram maior volume. Já entre os privados, destacam-se Ponta da Madeira (MA), Tubarão (ES) e Almirante Barroso (RJ).
Em relação aos produtos transportados, o minério de ferro foi o mais expressivo, com 160 milhões de toneladas movimentadas. Combustíveis, óleos minerais e produtos somaram quase 100 milhões de toneladas, enquanto a carga conteinerizada somou 46 milhões de toneladas.
As importações por via marítima cresceram que as exportações: acréscimo de 9% e de 5%, respectivamente. Por outro lado, o volume de produtos comercializados para o exterior foi mais elevada, apresentado 259 milhões de toneladas contra 78 milhões vindas de outros países.
A agência também divulgou que a navegação de cabotagem atingiu 70 milhões de toneladas de cargas, com alta de 1,7% no primeiro semestre deste ano se comparado ao mesmo período de 2013.
COMMENTS