Número corresponde aos resultados de portos organizados e de TUPs (Terminais de Uso Privado), e representa um acréscimo de 1% em relação ao mesmo período de 2013
Conforme os dados são da Gerência de Estatística e Avaliação de Desempenho da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), no terceiro trimestre de 2014 os portos brasileiros movimentaram 251,1 milhões de toneladas brutas de carga. O número representa um acréscimo de 1% em relação ao mesmo período do ano anterior.
O balanço contabiliza os resultados de portos organizados e de TUPs (Terminais de Uso Privado).
A movimentação nos portos organizados apresentou queda de 1,5%, totalizando 91,4 milhões de toneladas. Já o trabalho de carga nos TUPs subiu 2,4%, com 159,7 milhões de toneladas.
Nos terminais privados, as principais cargas movimentadas foram minério de ferro, combustíveis, bauxita, soja e carvão. Já nos portos públicos, o destaque foi para o minério de ferro, combustíveis e soja. O combustível, com 3,3 milhões de toneladas, obteve o melhor desempenho.
O granel sólido corresponde a 61,3% do total, com 153,8 milhões de toneladas. Já o granel líquido ficou com 23,2%.
Os números consolidados do ano passado referentes à movimentação portuária nacional serão divulgados no final de fevereiro.
COMMENTS