Portos brasileiros movimentaram 251,1 milhões de toneladas no 3º trimestre de 2014

Portos brasileiros movimentaram 251,1 milhões de toneladas no 3º trimestre de 2014

Número corresponde aos resultados de portos organizados e de TUPs (Terminais de Uso Privado), e representa um acréscimo de 1% em relação ao mesmo período de 2013

Movimentação do setor portuário nacional cresceu 2,9% em 2013
Antaq deverá publicar edital com 143 vagas até meados de julho
SAMA processa mais de 350 autorizações na cabotagem no primeiro mês, diz Antaq

portos-terminais-sep

Conforme os dados são da Gerência de Estatística e Avaliação de Desempenho da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), no terceiro trimestre de 2014 os portos brasileiros movimentaram 251,1 milhões de toneladas brutas de carga. O número representa um acréscimo de 1% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O balanço contabiliza os resultados de portos organizados e de TUPs (Terminais de Uso Privado).

A movimentação nos portos organizados apresentou queda de 1,5%, totalizando 91,4 milhões de toneladas. Já o trabalho de carga nos TUPs subiu 2,4%, com 159,7 milhões de toneladas.

Nos terminais privados, as principais cargas movimentadas foram minério de ferro, combustíveis, bauxita, soja e carvão. Já nos portos públicos, o destaque foi para o minério de ferro, combustíveis e soja. O combustível, com 3,3 milhões de toneladas, obteve o melhor desempenho.

O granel sólido corresponde a 61,3% do total, com 153,8 milhões de toneladas. Já o granel líquido ficou com 23,2%.

Os números consolidados do ano passado referentes à movimentação portuária nacional serão divulgados no final de fevereiro.

COMMENTS