Movimentação nos portos brasileiros cresce 2,5% no 2º trimestre

Movimentação nos portos brasileiros cresce 2,5% no 2º trimestre

Números divulgados pela ANTAQ traçam comparativo com os três primeiro meses do ano

Pacote de investimentos no setor portuário inclui estradas e ferrovias
Antaq multa Santos Brasil por cobranças indevidas
ANTAQ solicita normalização do transporte de cargas por meio da hidrovia Tietê-Paraná

itajai-porto-movimentacao

Segundo um levantamento da ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), o setor portuário brasileiro – que consiste em portos organizados e terminais privados – movimentou ao todo 224,8 milhões de toneladas brutas.

O volume consolidado no período representa um crescimento de 2,5% em relação ao primeiro trimestre de 2014. Essa porcentagem corresponde a uma crescente de 5,5 milhões de toneladas movimentadas.

Os portos organizados demonstraram queda de 3,2% no primeiro trimestre de 2015, em comparação com o primeiro trimestre do ano passado. No caso dos terminais privados, houve acréscimo de 5,8% no mesmo período.

Os crescimentos mais significativos no período foram observados na movimentação de minério de ferro (3,8 milhões de toneladas, acréscimo de 5,1%), combustíveis (1,4 milhões de toneladas, acréscimo de 3%), farelo de soja (um milhão de toneladas, acréscimo de 46,3%) e contêineres (959 mil toneladas, cerca de 4% de aumento).

Em relação às quedas, pode ser destacada a movimentação de soja (1,5 milhão de toneladas a menos, resultando em queda de 11,2%) e de fertilizante (918 mil toneladas a menos, resultando em queda de 16,7%).

COMMENTS