Movimentação nos portos brasileiros cresce 2,5% no 2º trimestre

Movimentação nos portos brasileiros cresce 2,5% no 2º trimestre

Números divulgados pela ANTAQ traçam comparativo com os três primeiro meses do ano

CESPE organizará concurso da ANTAQ com 143 vagas de emprego
ANTAQ aprova proposta de norma para TUP
Movimentação portuária brasileira cai 0,5% no 1º trimestre de 2013

itajai-porto-movimentacao

Segundo um levantamento da ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), o setor portuário brasileiro – que consiste em portos organizados e terminais privados – movimentou ao todo 224,8 milhões de toneladas brutas.

O volume consolidado no período representa um crescimento de 2,5% em relação ao primeiro trimestre de 2014. Essa porcentagem corresponde a uma crescente de 5,5 milhões de toneladas movimentadas.

Os portos organizados demonstraram queda de 3,2% no primeiro trimestre de 2015, em comparação com o primeiro trimestre do ano passado. No caso dos terminais privados, houve acréscimo de 5,8% no mesmo período.

Os crescimentos mais significativos no período foram observados na movimentação de minério de ferro (3,8 milhões de toneladas, acréscimo de 5,1%), combustíveis (1,4 milhões de toneladas, acréscimo de 3%), farelo de soja (um milhão de toneladas, acréscimo de 46,3%) e contêineres (959 mil toneladas, cerca de 4% de aumento).

Em relação às quedas, pode ser destacada a movimentação de soja (1,5 milhão de toneladas a menos, resultando em queda de 11,2%) e de fertilizante (918 mil toneladas a menos, resultando em queda de 16,7%).

COMMENTS