Terminal Público de Fertilizantes do Porto de Paranaguá (PR) entra em operação

Depois de quatro anos, novo terminal começa a receber produtos; primeira carga operada consiste em 3.255 toneladas de fertilizante

Portos do Paraná deixarão de ser autarquias
Appa lança edital sobre estudos para novo complexo turístico no Porto de Paranaguá
Porto de Paranaguá (PR) terá novo acesso para acabar com filas

appa-terminal-fertilizantes

O Terminal Público de Fertilizantes do Porto de Paranaguá (PR) começou a operar nesta quinta-feira (11/7). Construído em 2008, ele foi inaugurado em 2009, mas nunca entrou em funcionamento por uma série de irregularidades. Sua primeira carga operada consiste em 3.255 toneladas de fertilizante.

Segundo o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino, a importação de fertilizante pelo Porto de Paranaguá, no primeiro semestre, representou perto de 50% da importação brasileira do produto. De janeiro a junho, os portos paranaenses importaram quase cinco milhões de toneladas do produto, 22% mais que o registrado no mesmo período do ano passado. No País, no primeiro semestre, foram importados pouco mais de 10 milhões de toneladas de fertilizantes, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

“Com o Terminal Público de Fertilizantes operando, o objetivo é que o fluxo de caminhões na área primária do porto seja reduzido, assim como as perdas do produto. As empresas tendem a melhorar a produtividade na descarga do produto e o Porto tende a aumentar ainda mais a participação nesse mercado”, afirma Dividino.

A situação do Tefer estava irregular desde 2009. O próximo passo para melhorar a logística do recebimento do fertilizante pelo Porto de Paranaguá será o pátio de triagem para organizar o fluxo de caminhões do produto, dentro e fora da faixa portuária.

COMMENTS