Protesta, Brasil!

Movimento popular tem o apoio do Portal Transporta Brasil, que lista uma série de causas possíveis para o transporte brasileiro

Dia do motorista: temos o que comemorar?
Depois das eleições, a crise e o final do ano
Carnaval de multas

Há pelo menos duas décadas o Brasil não via um movimento popular tão intenso e tão mobilizado. O povo realmente saiu às ruas para reivindicar seus direitos, com a bandeira da redução das tarifas do transporte público como pauta inicial.

O Movimento Passe Livre, que organizou os manifestos em São Paulo e em diversas outras cidades brasileiras venceu: as capitais paulista e fluminense cederam à pressão popular e revogaram o aumento das passagens, atendendo ao principal pleito do movimento.

Com a desoneração fiscal de PIS e Cofins sobre as operações de transporte coletivo de passageiros e o remanejamento do orçamento, foi possível fazer a redução sem comprometer o fluxo de caixa das prefeituras e dos governos estaduais.

Mas, e agora? O movimento vai parar? O Brasil ainda tem inúmeras causas justas por que lutar e certamente o clamor do povo, que está sendo ouvido pelas autoridades, vai direcionar sua energia para outros pleitos, como o fim da corrupção, a melhoria das condições de vida da população, melhores serviços públicos, maior repasse dos tributos para a qualidade de vida do povo…

No transporte, as dificuldades são tamanhas que poderiam fazer manifestações exclusivas sobre os assuntos do setor. A lista de pedidos seria extensa: melhor infraestrutura para todos os modais, maior respeito e mais valorização para os caminhoneiros, aplicação da Lei 12.619, construção de locais de parada adequados nas rodovias, modernização dos portos, utilização dos recursos da CIDE em investimentos nas rodovias…

Uma coisa é certa: o Brasil acordou e a voz da população ecoa nas ruas. É um momento especial para este País e o Portal Transporta Brasil apoia todas as manifestações pacíficas e ordeiras que pululam neste país continental. Parabéns, Brasil! Protesta, Brasil!

COMMENTS