Motores FPT vão equipar nova linha de ônibus Iveco

Com a entrada da Iveco no mercado de chassis de ônibus, a FTP também adaptou seus componentes para atender as novas necessidades da montadora

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A FPT Industrial apresentou durante evento no Rio de Janeiro, a sua nova linha de motores, desenvolvidos para equipar os recém-anunciados ônibus Iveco.

A gama de propulsores para o setor de transporte urbano e rodoviário se baseia nos modelos F1C Dual Stage, para o Iveco CityClass, o NEF 6 de 6.7l, para o chassi Iveco de motor dianteiro de 17 toneladas e o Cursor 8 GNV, para o chassi com motor traseiro Iveco Eurorider.

F1C Dual Stage

O motor FPT F1C com turbo de duplo estágio equipa o novo Iveco CityClass assim como toda a Linha Daily. O motor atende aos limites de emissões do Proconve P7 com a adoção do sistema EGR com gerenciamento totalmente eletrônico pela central de injeção.

Ficha técnica

Cilindrada: 3.0

Combustível: Diesel

Diâmetro x Curso: 95,8mm x 100,4mm

Taxa de compressão: 17,5 : 1

Potência máx.: 170cv a 3.500rpm

Torque máx.: 400Nm a 1250rpm

NEF 6 6.7l

Com 280cv e seis cilindros, o propulsor de 6.7l conta com novo turbo compressor que promete melhorar a pressão de combustão. Para atender aos novos limites de emissões, o NEF 6 utiliza o sistema SCR (Selective Catalyst Reduction), com a necessidade da adição do ARLA 32.

Ficha técnica

Cilindrada: 6.7

Combustível: Diesel

Diâmetro x Curso: 104mm x 132mm

Taxa de Compressão: 17,0 : 1

Potência máx: 280cv a 2.500rpm

Torque máx.: 1.000Nm a 1.250rpm

Cursor 8 GNV

O motor FPT Cursor 8 GNV possui intercooler, seis cilindros e catalisador de três vias. Na Europa, é homologado para atender aos limites EEV (Enhanced Enviromentally friendly Vehicles), os mais rígidos da região.

Um dos destaques do motor é o baixo nível de ruído e vibrações se comparados ao propulsor equivalente movido a Diesel.

Ficha técnica

Cilindrada: 7.8

Combustível: Gás Natural Veicular

Diâmetro x Curso: 115mmx125mm

Taxa de Compressão: 11,5 : 1

Potência máx.: 270cv a 2.000rpm

Torque máx.: 1.100Nm a 1100rpm

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