Rolls-Royce dá vida ao maior navio de construção offshore do mundo

Embarcações construídas pelo estaleiro sul-coreano Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering terá propulsores Rolls-Royce do modelo azimuth, que giram 360 graus e equiparão o navio de 382 metros de comprimento

Vale batiza dois navios na Coreia do Sul
Hanjin Logistics abre base em Amsterdã
Kia divulga primeiras imagens de seu novo sedã: o K9

A Rolls-Royce vai equipar o maior navio de construção offshore do mundo. A embarcação, que está sendo construída pelo estaleiro sul-coreano Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering, tem 382 metros de comprimento e 117 metros de largura e será equipada com 13 grandes propulsores azimuth, em contrato estimado em US$ 57 milhões.

O navio, batizado de Pieter Schelte, será operado, a partir de 2014, quando entrar em serviço, pela armadora suíça Allseas Group, com aplicação na instalação e desmantelamento de plataformas de petróleo e gás, além de suporte a projetos de instalação de gasodutos ao redor do planeta.

De acordo com a Rolls-Royce, este é o maior pedido de propulsores para um único navio já realizado para a empresa. Os propulsores azimuth fazem um giro de 360 graus e o navio que equiparão será capaz de realizar um deslocamento a plena carga de quase 900 mil toneladas. A embarcação poderá levantar até 48 mil toneladas e lançar até 2 mil toneladas, o dobro da capacidade do atual maior navio de lançamento do mundo, o Solitaire, pertencente ao mesmo grupo suíço.

“Estamos muito satisfeitos em entregar o nosso maior pedido de propulsores para impulsionar este navio recordista. A embarcação é pesada, assim como a carga que irá transportar. Os propulsores azimuth são a solução ideal para o trabalho que este navio irá realizar devido à sua confiabilidade e alto desempenho, que são críticos para os negócios da indústria offshore”, diz Välimaa Karida, diretor de Operações da Rolls-Royce na Finlândia.

COMMENTS