DHL coloca sua experiência logística a serviço da humanidade

DHL coloca sua experiência logística a serviço da humanidade

Empresa global treina time de voluntários para ajudar no atendimento a grandes desastres naturais pela primeira vez no Brasil

DHL é responsável pela logística da Semana de Moda de Berlin
DHL Supply Chain forma a primeira turma da Escola Formare-DHL
DHL Supply Chain inicia operações logísticas para a NEC Brasil

A DHL, empresa global de logística e transportes, realizou no último fim de semana, no interior de São Paulo, o primeiro treinamento no Brasil para a preparação dos voluntários que fazem parte do DRT (Disaster Response Team ou equipe de atendimento a desastres), uma iniciativa que consiste na formação de equipes para atender a diversos tipos de desastres naturais e catástrofes, como terremotos e outros cataclismos.

O treinamento no Brasil foi realizado com 45 voluntários, entre 18 e 20 de novembro, na cidade paulista de Socorro. Segundo a DHL, o time de atendimento a desastres foi concebido para ajudar, por exemplo, no caso do recebimento de doações para regiões atingidas por catástrofes. “A empresa utiliza toda sua experiência em distribuição e gerenciamento logístico para assegurar que as doações essenciais como alimentos, água e kits de primeiros socorros cheguem rapidamente aos mais necessitados. Essa é a missão da equipe de DRT da DHL”, diz informativo da operadora.

O Disaster Response Team foi criado em 2005 e, de acordo com a DHL, está pronto para entrar em ação até 72 horas após ter acionado pela ONU. Atualmente, o time conta com 300 funcionários voluntários e especialmente treinados, que atuam em três bases estratégicas: Panamá, para o atendimento a desastres ocorridos na América Central, América do Sul, Canadá e Caribe; Singapura, que atende a todo o Oriente Médio; e Dubai, para as ocorrências na Ásia e Pacífico.

O DRT da DHL já atendeu a 20 situações de emergência desde que foi criado, incluindo o furacão Katrina, nos Estados Unidos, o terremoto no Chile e o tsunami na Índia. Na região das Américas, a empresa realizou recentemente treinamentos no Chile e em El Salvador.
O foco do DRT no Brasil é atuar nas tragédias típicas dos períodos de chuva, como enchentes e desmoronamentos. Formando uma equipe local, mais próxima de eventuais desastres naturais, reduz-se o tempo de resposta, ao mínimo possível.

O programa corporativo do grupo Deutsche Post DHL “Living Responsibility” é suportado, em todo o mundo, por três pilares: GoHelp (do qual o DRT é integrante), GoGreen, que promove ações de proteção ambiental e GoTeach, que apoia iniciativas de educação para crianças.

COMMENTS