Obras no Porto de Itajaí serão retomadas na quinta-feira

Ministro dos Portos acredita que a reconstrução estará concluída em sete meses

Concessão de rodovia deve triplicar e atrair investidores
Cummins revê projeção para 2008
Calado do Porto de Itajaí deve voltar ao nível normal em março

Uma comissão formada por três técnicos da Secretaria Especial de Portos (SEP) chega nesta quarta-feira a Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina. Eles irão reavaliar o projeto de reconstrução do Porto municipal. O recomeço das obras está previsto para esta quinta-feira e a expectativa é de que em sete meses elas estejam concluídas.

O grupo participará de reuniões e acompanhará na quinta um teste de solo. A avaliação permitirá saber que profundidade devem atingir as estacas de sustentação da nova estrutura do cais. Elas serão parte da primeira etapa do processo de reconstrução.

De acordo com o ministro da Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito, as obras devem estar concluídas até o dia 10 de abril de 2010. O cronograma da reconstrução foi repassado pelo próprio ministro, em uma reunião nesta terça-feira com os integrantes do Fórum Parlamentar Catarinense, em Brasília.

Brito adiantou ainda que parte das estacas de aço necessárias para o recomeço das obras já foram encomendadas, no tamanho previsto pelos estudos. Levantamentos iniciais da secretaria apontaram a necessidade de as estacas alcançarem os 50 metros de comprimento. O custo da compra ultrapassou R$ 33 milhões.

Por enquanto, o ministro descartou a possibilidade de uso de mão-de-obra do Exército. Segundo ele, as análises feitas pelo Instituto Militar de Engenharia foram incorporadas ao projeto da Secretaria, que deve ser encaminhado para análise do Tribunal de Contas da União em até 60 dias.

Veja matéria original

COMMENTS