Porto de Santos tem 3 opções para perimetral

Um dos consórcios a se apresentar foi o da Lenc Laboratório de Engenharia com a Enlescil Engenharia de Projeto

Tráfego de veículos em rodovias da TPI cresce 7,2%
Porto de Itaqui prepara-se para investimentos de R$ 1,9 bilhão
Governo quer reduzir tempo de navios em portos brasileiros

A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), recebeu ontem três envelopes de empresas interessadas nas obras da avenida Perimetral da Margem Esquerda do Porto de Santos – estimadas em R$ 70 milhões. Um dos consórcios a se apresentar foi o da Lenc Laboratório de Engenharia com a Enlescil Engenharia de Projeto, enquanto o segundo grupo teve três empresas a Canhedo Beppu Enhenheiros Associados e Outec Engenharia e e LBC Latina Projetos Civis. A Tecnosolo Engenaria apresentou sozinha seu envelope.

As propostas apresentadas passarão por uma primeira análise, em que será verificado se as concorrentes estão aptas a dar andamento ao projeto. Depois haverá a definição de quem continua no páreo, sendo reveladas nesta etapa as proposições técnicas e o preço proposto por cada uma delas. A estimativa do porto é ver concluída a abra em 2010. Segundo a Codesp a empresa vencedora terá ” prazo de 5 meses para apresentar o respectivo projeto e o compromisso de acompanhamento técnico”. Com o projeto pronto, por volta de setembro, deve ser aberta a a licitação, para a execução dos serviços, que durarão cerca de um ano.

O principal objetivo do projeto é ordenar o fluxo de caminhões na região, eliminando conflito de tráfego existente na avenida Santos Dumont – entre o tráfego urbano e o rodoferroviário de cargas. Para 2009, a Codesp tem ainda mais um desafio, a definição de um escopo para o projeto de Barnabé Bagres, que elevaria a capacidade de movimentação de Santos em mais 120 milhões de toneladas por ano, dobrando a atual. O Porto de Santos é o principal portal do comércio exterior do País, responsável por 24,7% na balança comercial brasileira.

Link para a matéria

COMMENTS