Contran define calendário para instalação de sistema antifurto

O calendário prevê a implantação gradual do equipamento, a partir de agosto do ano que vem, em percentuais progressivos da frota e até que sejam alcançados 100% dos veículos

Setor automobilístico ainda não sofreu impactos da crise, diz Miguel Jorge
Programa da Conab atenderá mais 700 agricultores familiares no Paraná
Anac vai redistribuir horários de pouso e decolagens em Congonhas na segunda-feira

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou dia 31 o calendário de instalação de equipamento antifurto que deverá existir em todos carros licenciados no Brasil até 2010. O calendário prevê a implantação gradual do equipamento, a partir de agosto do ano que vem, em percentuais progressivos da frota e até que sejam alcançados 100% dos veículos.

Os primeiros a terem o sistema instalado, a começando em agosto de 2009, serão automóveis de passeio, caminhões, ônibus e microônibus, picapes, caminhonetes e utilitários esportivos.

Outros tipos de veículos, como caminhões-tratores, reboques e semi-reboques, só terão a instalação do sistema antifurto iniciada em agosto de 2010.

O equipamento deverá vir de fábrica nos veículos produzidos no Brasil e também nos importados emplacados no país, a fim de permitir tanto o bloqueio como o rastreamento dos mesmos em casos de furto e roubo. A medida foi determinada com a criação do Sistema Nacional de Prevenção, Fiscalização e Repressão ao Furto e Roubo de Veículos e Cargas em 2006.

O Conselho esclarece que, embora a existência do sistema seja obrigatória, a ativação do equipamento só se dará mediante autorização do proprietário, que é facultativa. (Roberta Lopes-Repórter da Agência Brasil)

COMMENTS