Cai 20% movimento da aviação executiva

A Eurocontrol, Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea, disse que a recuperação do setor só deve começar a partir do primeiro semestre de 2010

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O movimento da aviação executiva teve uma redução de quase 20% na Europa no primeiro trimestre, refletindo os cortes de gastos das empresas por causa da recessão, segundo dados divulgados na segunda-feira.

A Eurocontrol, Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea, disse que a recuperação do setor só deve começar a partir do primeiro semestre de 2010.

A aviação comercial e de cargas também já havia registrando uma forte retração devido à crise mundial. A aviação executiva (que inclui operadoras de voos, táxi aéreo e jatos particulares, além dos fabricantes, aeroportos e empresas de manutenção) representa cerca de 8% do tráfego aéreo na Europa.

Na Europa, os jatinhos em geral são propriedade de empresas e governos, e apenas 3% estão nas mãos de indivíduos.

A Associação Europeia da Aviação Executiva (EBAA) diz que o setor contribui com € 20 bilhões para o PIB europeu (0,2%), e gera cerca de 164 mil empregos.

Desaceleração – A Eurocontrol divulgou os dados em Genebra na véspera do início da Ebace, um evento anual do setor. Depois de anos com crescimento de até 10%, os participantes admitem que o clima neste ano é menos otimista, mas afirmam que a perspectiva de médio prazo é positiva.

“Este é um setor que está crescendo, um setor que tem demanda”, disse Brian Humphries, presidente-executivo da EBAA, organizadora do Ebace. Estamos passando por uma desaceleração, mas temos um grande potencial pela frente, e é nisso que temos de trabalhar”, acrescentou ele numa entrevista coletiva.

Entre as empresas que expõem no Ebace estão a canadense Bombardier, a Embraer, a divisão de jatos executivos da norte-americana Boeing e a europeia Airbus.

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