Edital para licitar dragagem dos Portos do Paraná sairá em março

A informação é do Subsecretário de Planejamento e Desenvolvimento Portuário da Secretaria, Fabrizio Pierdomenico

FedEx discute investimentos em logística durante evento em Santa Catarina
São Sebastião: 30 vezes mais carga
BNDES recebe US$250 mi para projeto de ferrovia no país

A Secretaria Especial de Portos (SEP) vai lançar até a primeira quinzena de março o edital de licitação para a dragagem de aprofundamento dos canais de acesso aos Portos de Paranaguá e Antonina. A informação é do Subsecretário de Planejamento e Desenvolvimento Portuário da Secretaria, Fabrizio Pierdomenico. Ele esteve nesta quarta-feira (27) em Paranaguá, em reunião com o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Daniel Lúcio Oliveira de Souza.

“O porto de Paranaguá é encarado pela Secretaria Especial de Portos e pelo ministro Pedro Brito como um porto estratégico para as exportações e para o desenvolvimento sustentável do País. É desta forma que devemos encarar o porto de Paranaguá e é desta forma que o governo federal está investindo em melhorias no processo aquaviário do porto”, afirmou Pierdomenico.

Ele veio conhecer os projetos de melhorias e expansão que estão sendo realizados pela Appa, além de acertar os detalhes finais da Audiência Pública que será realizada pela SEP na sede do Porto de Paranaguá na sexta-feira (30), com o objetivo de dar conhecimento das obras que serão licitadas para a dragagem de aprofundamento do Porto.

“A audiência pública é mais uma etapa que estamos avançando com relação àquilo que queremos, que é a publicação do edital da dragagem de aprofundamento. A intenção é que até a primeira quinzena de março o edital já esteja na rua”, afirmou Pierdomenico.

Segundo o subsecretário, tanto a dragagem emergencial – que está sendo realizada pela Appa – quanto a dragagem de aprofundamento fazem parte de um projeto comum e estão interligadas. “É importante vir até aqui discutir ambos os projetos, criar uma sinergia entre os dois para que a gente possa quanto Secretaria Especial de Portos, estar efetivamente comprometido com os avanços e as melhorias do Porto de Paranaguá”, disse.

A dragagem de aprofundamento do Canal da Galheta fará com que o acesso aos portos do Paraná fique com 16 metros de profundidade. Serão dragadas as áreas Alfa, Bravo I e II, Charlie I e III e Delta. Com a conclusão da dragagem emergencial, o Canal voltará a ter suas dimensões originais de 15 metros de profundidade e 200 metros de largura.

Link para a matéria

COMMENTS