Parceria garante criação de duas linhas terrestres ligando Brasil e Peru

Deliberação faz parte dos assuntos em pauta durante a V Reunião Bilateral Brasil/Peru

Comissão aprova proposta de integração da malha ferroviária
Trip estreia nova malha a partir de Porto Alegre
Retomada das obras no Porto de Itajaí vai demorar mais do que o previsto

A implantação de duas novas linhas terrestres entre o Brasil e o Peru sinaliza mais um avanço rumo à integração dos dois países. A decisão foi tomada durante a realização da quinta Reunião Bilateral Brasil/Peru, que acontece em Rio Branco nos dias 21 e 22 deste mês.

Durante esses dois dias, autoridades debatem acerca do transporte de passageiros e de carga com a proposta de ampliar o acesso turístico e comercial entre as nações. Também participam do encontro representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)

Para o diretor da ANTT, Noboru Ofuji, a parceria entre o poder público precisa ser complementada com a iniciativa privada para facilitar o deslocamento da população. “Isso irá garantir novos caminhos e aumentar o fluxo nas áreas de turismo e comércio”, disse ele.

Entre os resultados do encontro estão a criação de duas linhas regulares de transporte terrestre de passageiros – uma saindo de Puerto Maldonado passando por Iñapari e Assis Brasil com destino a Rio Branco, e vice-versa. A outra linha fará a rota Lima, Ica, Abancay, Cuzco, Puerto Maldonado, Iñapari, Assis Brasil, Rio Branco, Porto Velho e Cuiabá, chegando a São Paulo.

“Esses encontros são muito proveitosos e garantem muitos avanços”, destacou o diretor da Agência de Transporte do Peru.

Cassiano Marques, secretário de Esporte, Turismo e Lazer, falou do processo de continuidade dos acordos que estão sendo formalizados entre os países. “Isso contribui muito para o desenvolvimento do turismo”, disse. Também durante o encontro foram debatidos assuntos relacionados ao transporte de carga. O encontro se encerra nesta sexta-feira, 22.

Link para a matéria

COMMENTS