Importações fazem movimentação de cargas no Porto de Santos crescer quase 20% em maio

Foi o melhor resultado registrado desde setembro do ano passado, quando a movimentação chegou a 8,3 milhões de toneladas

Número de passageiros transportados cresce 7,4%
TAP melhora resultados e Azul recebe aeronave
Prorrogação de IPI eleva vendas, diz consultor

O Porto de Santos movimentou em maio 8,94 milhões de toneladas de carga, 20% a mais do que em abril. Foi o melhor resultado registrado desde setembro do ano passado, quando a movimentação chegou a 8,3 milhões de toneladas. No acumulado do ano (na comparação com mesmo período do ano passado), o movimento cresceu 17,1%, com 36,54 milhões de toneladas movimentadas, de acordo com dados divulgados hoje (23) pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), que administra o porto. O número de navios atracados em maio aumentou 1,9%, enquanto no acumulado do ano a queda é de 2,8%.

Segundo o balanço e tendo como base de comparação os números de 2009, o desempenho de maio é composto pelo crescimento de 6,5% das exportações brasileiras e de 66,9% das importações. De janeiro a maio, as exportações cresceram 5,6% e as importações 50,2%. Os dados mostram ainda que o volume de carga transportada em contêineres aumentou em maio quase 30% e, no acumulado do ano, o aumento chega a 16,6%.

A principal carga operada no Porto de Santos, o açúcar, somou 2 milhões de toneladas em maio e 5,87 milhões de toneladas no ano (7,7% a mais do que o registrado no mesmo período de 2009). O complexo soja (grãos e farelo) atingiu 1,6 milhão de toneladas em maio e 7 milhões de toneladas de janeiro a maio (aumento de 12,3%).

Os dados mostram ainda que o carvão mineral, líder das importações, teve aumento de 868,5% na comparação com maio de 2009 e de 50,9% no acumulado do ano. A segunda carga mais importada, o enxofre, registrou aumento de 53,8% em maio, segundo os dados da Codesp.

Link para a matéria original

COMMENTS