Librelato celebra 55 anos de história de olho no futuro

Librelato celebra 55 anos de história de olho no futuro

Empresa catarinense destaca suas tecnologias em implementos e criou uma série de carretas quarto eixo mais do que especial

ZF vai lançar freio tecnológico de carreta no Brasil ainda este ano
Guerra realiza negócio de R$ 5,5 milhões em implementos com a transportadora Jolivan
Randon lança Linha Graneleira Série 60 anos na Bolívia

A Librelato, terceira maior fabricante de implementos rodoviários do Brasil, completou 55 anos de história e tem muito a comemorar. O momento da empresa é especial e eles acabam de anunciar um investimento de R$ 405 milhões até 2028 em infraestrutura, processos de digitalização e novos equipamentos.

Uma história sólida e familiar

Tudo começou em 1969, por iniciativa da família Librelato, em uma pequena serraria fundada por Berto Librelato, quando eles fabricaram sua primeira carroceria em madeira.

Já em 1980, sob o nome Irmãos Librelato, a empresa começa a ganhar corpo e entra de cabeça no negócio de caminhões, comercializando peças e acessórios e prestando serviços de assistência técnica para as principais marcas nacionais.

Em 1992, a família funda a Librelato Implementos Agrícolas e Rodoviários Ltda e inicia sua saga na fabricação de equipamentos para o agro e para o transporte rodoviário sobre chassis.

O ano de 1998 marca a fabricação do primeiro semirreboque basculante da empresa, um modelo três eixos, destacando as primeiras impressões da qualidade e da marca Librelato em escala maior.

No ano de 2001 a Librelato fabricou seu primeiro semirreboque graneleiro, entrando para o time de fornecedores de implementos rodoviários para o setor de transporte do agronegócio, um dos principais para o transporte brasileiro.

Com a inauguração de sua nova fábrica na cidade catarinense de Içara, em 2007 a Librelato inicia suas exportações, dando o start para sua tradição de relacionamento com os países vizinhos, exportando qualidade industrial do Brasil para fora.

De olho na produção em escala e em processos industriais cada vez mais avançados, a Librelato inaugura em 2010 sua fábrica em Criciúma, Santa Catarina. Mais tarde, esta unidade fabril seria equipada com um dos maiores polos de solda robotizada do Brasil, empregando tecnologia de ponta nos processos.

Sempre preocupada com a governança e a longevidade da empresa, a família Librelato institui em 2011 a Librelato S.A., transformando a empresa em uma Sociedade Anônima, iniciando a implementação de sua Governança Corporativa e recebendo um aporte do Fundo de Investidores CRP VII.

Em 2012, a Librelato colheu os frutos de seu trabalho focado nas pessoas e na sustentabilidade dos negócios e recebeu o Certificado de Responsabilidade Social – Destaque Santa Catarina, um dos prêmios mais importantes do Estado, entregue pela Assembleia Legislativa catarinense.

Seguindo com sua forte atuação no mercado, em 2017 a Librelato conquistou o título Marca do Ano, concedido pela Fenabrave, a Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotivos.

Com foco na distribuição de peças e na disponibilidade dos produtos para seus clientes em todo o Brasil, a Librelato inaugurou em 2018 a primeira unidade da Libreparts, sua loja de peças e componentes para os implementos.

Em 2019 a Librelato completou 50 anos de história celebrando o crescimento de suas operações, data marcada pelo aporte de R$ 28 milhões em investimentos nas unidades fabris e comerciais.

Finalmente, no ano de 2022, a empresa redesenha sua estratégia corporativa e cria uma nova estrutura, dando origem à Librepar, holding formada por três pilares: a montadora Librelato; as fabricantes de autopeças Ibero, Ibero Parts, a Fontaine quinta roda, a Sthall Master e a Libreparts; e as empresas de tecnologia Movanto, SigaWay e Librelato Financial.

“A criação da Holding Librepar reflete a jornada de crescimento e inovação que têm marcado a história da Librelato. Com foco e eficiência, iremos conduzir a cadeia logística nacional ao próximo nível, oferecendo um ecossistema completo que reúne marcas sinérgicas, capazes de ampliar a eficiência dos negócios de transporte rodoviário. Assim, continuaremos honrando a confiança de nossos clientes, profissionais e parceiros, rumo ao centenário”, afirma José Carlos Sprícigo, CEO da Librelato.

De olho no futuro

Aos 55 anos de idade, celebrando sua história de conquistas a partir das iniciativas familiares e, depois, do estrito cumprimento às mais modernas e austeras regras de governança, a Librelato, por meio da Librepar, prevê investimentos de R$ 405 milhões até 2028. De acordo com a empresa, os recursos serão destinados à aquisição de máquinas e equipamentos, infraestrutura e tecnologia, incluindo processos de transformação digital e automação, além do desenvolvimento de novos produtos. Além disso, continuará investindo na área de Pesquisa e Desenvolvimento e ações voltadas a ESG (Environmental, Social and Governance – Ambiental, Social e Governança). A empresa aderiu ao selo ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a partir de 2020.

Investindo em pessoas

Um dos pilares da história e solidez da Librelato no mercado brasileiro e internacional é sua preocupação na formação de profissionais qualificados e no investimento em pessoas. Um exemplo recente é a inauguração, em março deste ano, do Centro Técnico Librelato, em formato de minifábrica, para treinar e aperfeiçoar as habilidades de seus profissionais, enquanto são remunerados. Com turmas já capacitadas, a expectativa é finalizar o ano com um total de 500 profissionais atualizados sobre produção de implementos rodoviários.

Hoje, a Librelato fabrica reboques, semirreboques, bitrens, tritrens e rodotrens para aplicações em carga seca, graneleiro, basculante, carrega tudo, tanque aço carbono, florestal, furgão alumínio, furgão lonado e porta-contêiner, além de outros de linhas especiais.

Série especial 55 anos

A joia da coroa na celebração dos 55 anos da empresa é o lançamento da série especial de 55 unidades, um lote especial dos semirreboques graneleiros 4 Eixos Evolut. As carretas têm pintura especial no chassi e na caixa de carga, desenvolvida com aço inox, e inaugura o uso do material inoxidável inox na linha graneleira da empresa.

O aço inox usado nos implementos é o 410D, um tipo de liga de aço baixo carbono com adição de metais como cromo e níquel, que aumentam a resistência do equipamento e traz boa resistência a cargas abrasivas, como fertilizantes e outros produtos do agro e da indústria em geral.

As rodas são de alumínio e os implementos trazem um selo comemorativo com a gravação “Série 55”. Além disso, possuem lona personalizada com acabamento metalizado. A Librelato adicionou ainda o benefício de um pacote de conectividade da marca Sigaway aos implementos. A assinatura de um ano inclui soluções para gestão de frotas, monitoramento de temperatura e pressão dos pneus, além de rastreamento de dados.

“A Série 55 e todas as conquistas da empresa neste período são resultado da contribuição de todos os envolvidos com a marca Librelato ao longo desta história, incluindo a diretoria, o conselho de administração, os trabalhadores, os parceiros comerciais, os fornecedores e os clientes. Enquanto olhamos para o futuro, com o objetivo de nos tornarmos uma empresa centenária, reconhecemos a dedicação de cada um que nos trouxe até aqui. Afinal, o comprometimento com a integridade e a excelência seguirá como pilar, para tornar a Librelato ainda mais forte”, diz José Carlos Spricigo, CEO da Librelato.

Os implementos da Série 55 estarão disponíveis no mercado a partir do segundo semestre e a Librelato informou que existem diversos clientes interessados nos semirreboques comemorativos especiais. Cada unidade comercial da empresa receberá um exemplar para comercialização e as unidades com melhores resultados receberão duas unidades.

A reportagem da Agência Transporta Brasil viajou a Santa Catarina a convite da Librelato.

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

Clique aqui para assistir a vídeos sobre transporte todos os dias na TV Transporta Brasil

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS