Fábrica de caminhões e ônibus da Volkswagen completa 25 anos

Fábrica de caminhões e ônibus da Volkswagen completa 25 anos

Complexo industrial em Resende (RJ) fabrica veículos com PBT de 3,5 a 125 toneladas e usa sistema pioneiro de consórcio modular

Iveco fortalece vendas de caminhões e contrata reforços em Sete Lagoas (MG)
Conheça o primeiro caminhão fabricado pela Mercedes-Benz no Brasil
Fábrica da Iveco em Sete Lagoas (MG) celebra 20 anos de história

A Volkswagen comemora esta semana os 25 anos de inauguração de sua fábrica de caminhões e ônibus na cidade fluminense de Resende. A construção e instalação da linha de produção, lá em 1996, teve investimento inicial de US$ 250 milhões e, segundo a VWCO, a empresa já quintuplicou os recursos aplicados.

A planta começou fabricando os caminhões da série 2000, deu vida à família Constellation, a duas gerações do Delivery e aos extrapesados Meteor. Hoje, em sua linha de produção especial, fabrica em série o caminhão elétrico e-Delivery.

“Ao longo de 25 anos, nossa fábrica se tornou referência com inédito Consórcio Modular e o e-Consórcio, além de produzir uma série de veículos que se tornaram verdadeiros ícones do transporte. Hoje ocupamos um complexo fabril de 1 milhão de metros quadrados com 4.500 colaboradores, conquistando os mercados brasileiro e internacional. O segredo do sucesso da nossa marca se baseia em um pilar sólido: o cliente está sempre em primeiro lugar”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Dos semileves aos extrapesados, passando pelos ônibus

A fábrica da VWCO em Resende trabalha com o pioneiro sistema de consórcio modular, no qual os fornecedores dos principais componentes, como eixos, motores e sistemas de drivetrain e eletrônicos estão instalados no complexo e são responsáveis pela montagem de seus produtos. A Volkswagen Caminhões e Ônibus faz o controle de qualidade de tudo.

Na planta, um fato interessante: a empresa monta desde veículos semileves, com peso bruto total de 3,5 toneladas, até caminhões extrapesados, com PBT de 125 toneladas. Além disso, fabrica também a linha de chassis de ônibus Volksbus para os mercados de ônibus rural, urbano, fretamento, rodoviário e escolar.

Clique aqui para conhecer nosso conteúdo no Facebook

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS