Chegaram os traslados elétricos

Chegaram os traslados elétricos

Van 100% movida a baterias da JAC motors desembarca no Brasil para transportar 13 passageiros com autonomia de até 235 quilômetros

Tibet Airlines recebe primeiro Airbus A319 produzido na China
Daimler e Foton criam empresa para fabricar caminhões médios e pesados na China
Dilma sanciona lei que beneficia caminhoneiros e retira transportadoras da desoneração da folha

A JAC Motors continua sua saga na missão de trazer o maior número de modelos elétricos para o mercado brasileiro. Já são nove no total, contando com o lançamento desta semana: a van de passageiros iEV750 Vip, fabricada na China e feita para o transporte executivo, os traslados de aeroportos e os trabalhos urbanos de receptivo turístico em hotéis, resorts e restaurantes para 13 passageiros mais o motorista.

À primeira vista, a van se parece com uma Sprinter, mas é só impressão mesmo. Por dentro, a transformação: a JAC do Brasil pegou um furgão de carga elétrico, que já havia lançado por aqui, e transformou no veículo executivo de passageiros. A empresa Alpha6 foi a responsável pela instalação das 13 poltronas, todas reclináveis e com cinto de segurança. O acesso é feito pela porta dianteira direita, que ganhou um mecanismo de abertura e fechamento totalmente elétrico e automático, que pode ser operado pelo motorista ao toque de um botão, sem que ele saia de seu posto de trabalho.

Teste de direção

Falando sobre o motorista, a posição de dirigir é a clássica das vans do mercado, com espaço extra na altura e na profundidade, trazendo mais comodidade para quem vai passar o dia na condução. E nós dirigimos o modelo no lançamento em um trecho bem curto, apenas para sentir a experiência: o volante é tradicional e a dirigibilidade é bastante estável e silenciosa, típicas de veículos elétricos.

O torque de 750 Nm está disponível a todo o momento ao toque do acelerador e isso se traduz em agilidade nas arrancadas, manutenção da velocidade em subidas acentuadas e segurança e firmeza na direção. Apesar de todo seu peso, a van tem ótima performance para o trânsito urbano e se comporta bem no anda e pára do tráfego pesado dos congestionamentos. O acionamento da porta de acesso por meio dos botões no painel é crucial para a agilidade da operação, destinada a embarques e desembarques rápidos.

O seletor da transmissão é em alavanca ao lado do volante e basta fazer a escolha: para frente, Neutro, para trás ou estacionamento. Tudo muito simples. O motor elétrico da iEV750 Vip tem potência equivalente a 163 cavalos e o pacote de baterias tem capacidade para rodar até 235 quilômetros com a carga máxima. O tempo de recarga total é de oito horas em média.

A velocidade máxima do modelo está programada para 110 km/h, com limitador eletrônico, mas, no teste, fomos até 100 km/h. Neste ponto, não se percebe qualquer ruído ou trepidação interna no veículo, o que traz grande conforto para todos os ocupantes. Durante o teste a van estava vazia, apenas com motorista e mais um ocupante a bordo.

No salão, o conforto é grande. As poltronas são dispostas em fileiras de três e quatro, todos os lugares com aletas de saída do ar-condicionado. O cinto de segurança é abdominal e a reclinação da poltrona não é grande, mas traz conforto para quem está viajando nela. O acabamento é de bom nível e o veículo pode ser tranquilamente usado para o transporte de passageiros Vips, executivos, turistas e passageiros de linhas aéreas em trânsito,

Demanda dos clientes

De acordo com a JAC Motors do Brasil, a concepção e a chegada deste modelo ao mercado nacional partiu da demanda dos clientes da marca que precisavam de uma van elétrica para o transporte de funcionários, executivos e traslados em geral. O presidente da JAC, Sérgio Habib, conta que foi um pedido dos clientes: “A chegada da iEV750 Vip nos dá um sabor especial: é a prova de que estávamos certos quando optamos por verter toda a nossa linha para modelos 100% elétricos. Esse modelo foi um pedido objetivo de nossos clientes. Pode ser até que viéssemos a lançar a versão da van para passageiros no futuro, mas a demanda de alguns clientes surgiu antes. E fomos buscar um parceiro comercial de renome para realizar a transformação, a Alpha6”, diz o executivo.

A iEV750 Vip chega ao mercado ao preço de R$ 419.900,00 mais o custo de R$ 60.000,00 para a transformação do salão e implementação das poltronas dos passageiros. A estimativa de prazo comercial de entrega, com a transformação completa, é de 60 dias.

Clique aqui para conhecer nosso conteúdo no Facebook

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS