Chegaram os traslados elétricos

Chegaram os traslados elétricos

Van 100% movida a baterias da JAC motors desembarca no Brasil para transportar 13 passageiros com autonomia de até 235 quilômetros

DB Schenker Logistics fortalece negócios na China
ANTT poderá simplificar emissão do CIOT
Chinesa Full Truck Alliance anuncia investimento estratégico no TRUCKPAD

A JAC Motors continua sua saga na missão de trazer o maior número de modelos elétricos para o mercado brasileiro. Já são nove no total, contando com o lançamento desta semana: a van de passageiros iEV750 Vip, fabricada na China e feita para o transporte executivo, os traslados de aeroportos e os trabalhos urbanos de receptivo turístico em hotéis, resorts e restaurantes para 13 passageiros mais o motorista.

À primeira vista, a van se parece com uma Sprinter, mas é só impressão mesmo. Por dentro, a transformação: a JAC do Brasil pegou um furgão de carga elétrico, que já havia lançado por aqui, e transformou no veículo executivo de passageiros. A empresa Alpha6 foi a responsável pela instalação das 13 poltronas, todas reclináveis e com cinto de segurança. O acesso é feito pela porta dianteira direita, que ganhou um mecanismo de abertura e fechamento totalmente elétrico e automático, que pode ser operado pelo motorista ao toque de um botão, sem que ele saia de seu posto de trabalho.

Teste de direção

Falando sobre o motorista, a posição de dirigir é a clássica das vans do mercado, com espaço extra na altura e na profundidade, trazendo mais comodidade para quem vai passar o dia na condução. E nós dirigimos o modelo no lançamento em um trecho bem curto, apenas para sentir a experiência: o volante é tradicional e a dirigibilidade é bastante estável e silenciosa, típicas de veículos elétricos.

O torque de 750 Nm está disponível a todo o momento ao toque do acelerador e isso se traduz em agilidade nas arrancadas, manutenção da velocidade em subidas acentuadas e segurança e firmeza na direção. Apesar de todo seu peso, a van tem ótima performance para o trânsito urbano e se comporta bem no anda e pára do tráfego pesado dos congestionamentos. O acionamento da porta de acesso por meio dos botões no painel é crucial para a agilidade da operação, destinada a embarques e desembarques rápidos.

O seletor da transmissão é em alavanca ao lado do volante e basta fazer a escolha: para frente, Neutro, para trás ou estacionamento. Tudo muito simples. O motor elétrico da iEV750 Vip tem potência equivalente a 163 cavalos e o pacote de baterias tem capacidade para rodar até 235 quilômetros com a carga máxima. O tempo de recarga total é de oito horas em média.

A velocidade máxima do modelo está programada para 110 km/h, com limitador eletrônico, mas, no teste, fomos até 100 km/h. Neste ponto, não se percebe qualquer ruído ou trepidação interna no veículo, o que traz grande conforto para todos os ocupantes. Durante o teste a van estava vazia, apenas com motorista e mais um ocupante a bordo.

No salão, o conforto é grande. As poltronas são dispostas em fileiras de três e quatro, todos os lugares com aletas de saída do ar-condicionado. O cinto de segurança é abdominal e a reclinação da poltrona não é grande, mas traz conforto para quem está viajando nela. O acabamento é de bom nível e o veículo pode ser tranquilamente usado para o transporte de passageiros Vips, executivos, turistas e passageiros de linhas aéreas em trânsito,

Demanda dos clientes

De acordo com a JAC Motors do Brasil, a concepção e a chegada deste modelo ao mercado nacional partiu da demanda dos clientes da marca que precisavam de uma van elétrica para o transporte de funcionários, executivos e traslados em geral. O presidente da JAC, Sérgio Habib, conta que foi um pedido dos clientes: “A chegada da iEV750 Vip nos dá um sabor especial: é a prova de que estávamos certos quando optamos por verter toda a nossa linha para modelos 100% elétricos. Esse modelo foi um pedido objetivo de nossos clientes. Pode ser até que viéssemos a lançar a versão da van para passageiros no futuro, mas a demanda de alguns clientes surgiu antes. E fomos buscar um parceiro comercial de renome para realizar a transformação, a Alpha6”, diz o executivo.

A iEV750 Vip chega ao mercado ao preço de R$ 419.900,00 mais o custo de R$ 60.000,00 para a transformação do salão e implementação das poltronas dos passageiros. A estimativa de prazo comercial de entrega, com a transformação completa, é de 60 dias.

Clique aqui para conhecer nosso conteúdo no Facebook

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS