Conheça o primeiro caminhão fabricado pela Mercedes-Benz no Brasil

Conheça o primeiro caminhão fabricado pela Mercedes-Benz no Brasil

Fabricante comemora 65 anos de operações por aqui e celebra sua participação no desenvolvimento da indústria do transporte brasileiro

DAF XF 105 ganha prêmio na Inglaterra
VW Delivery ganha plano de manutenção com preço fixo
Axor 2544 é o trucado preferido do Brasil

A Mercedes-Benz está comemorando 65 anos de Brasil. Consolidada no mercado e líder em diversos segmentos da indústria dos caminhões aqui no nosso País, a marca começou sua história em terras brasileiras fabricando o modelo de caminhão MB L-312, apelidado pelo mercado como “Torpedo”.

A fábrica de São Bernardo do Campo (SP) foi inaugurada em 1956, com a presença do então presidente da República Juscelino Kubitschek. De lá para cá, a Mercedes-Benz cresceu e conquistou muito espaço no mercado brasileiro de caminhões, com diversos modelos, chegando até os dias de hoje, com o Novo Actros, caminhão digital cheio de tecnologia.

O modelo que começou tudo

O caminhão escolhido para ser o primeiro da Mercedes-Benz a ser fabricado no Brasil foi o projeto alemão L-312. O veículo fez história no transporte brasileiro e ganhou o apelido de “Torpedo”, devido à sua aparência.

Ele tem motor de seis cilindros em linha com injeção direta e cerca de 112 cavalos de potência. Uma curiosidade deste motor é a antecâmara de combustão, que ajudava a queimar melhor o combustível, evitando a geração de fumaça preta.

Na época em que alguns caminhões a gasolina dominavam o mercado brasileiro, a Mercedes-Benz trouxe seu modelo a diesel e o lançou sob o slogan “O que é bom há nasce Diesel”.

E o L-312 era, como se fala na época, “pau pra toda obra”. Foi usado nas mais diversas aplicações de transporte de carga geral. Sua capacidade de carga útil era de até 6 toneladas e ele tinha fama de garantir um bom valor de revenda para seus donos.

Linha de montagem do Torpedo em São Bernardo do Campo (SP)

Este caminhão foi tão bem-sucedido no mercado que, com um ano de fabricação atingiu a marca de mil unidades produzidas. Ao todo, em sua história, o modelo e suas versões tiveram um total de 1,6 milhão de unidades fabricadas em São Bernardo do Campo (SP).

Muitos colecionadores ostentam exemplares do “Torpedo”, ajudando a preservar a história dos caminhões brasileiros. Fique ligado aqui no Transporta Brasil para conhecer outros caminhões históricos que transportaram o Brasil de verdade.

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS