Volvo apresenta novidades em ônibus rodoviários em clima de pré-Euro 6

Volvo apresenta novidades em ônibus rodoviários em clima de pré-Euro 6

Novos chassis para longas distâncias B420R+ e B450R+ chegam com melhorias e avanços tecnológicos da recém-lançada nova geração de caminhões FH

Delivery elétrico já poupou mais de 3 mil litros de diesel
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A Volvo aposta na retomada do combalido mercado de transporte de passageiros, diretamente afetado pela pandemia de Covid19 desde o começo do ano passado. De olho no verão e na retomada das viagens, a empresa colocou o que tinha de melhor em tecnologia em um novo projeto de chassis de ônibus rodoviários para longas distâncias.

O lançamento dos chassis B420R+ e B450R+ são o último suspiro da tecnologia Euro 5 nos motores da marca no Brasil, tirando o máximo de rendimento de seu motor de 11 litros com os novos propulsores que, aliados a toda a tecnologia do veículo, promete ainda mais 5% de economia no diesel.

Clima de pré-Euro 6

Segundo a Volvo, os chassis contam com sistema otimizado de pós-tratamento, de adição do Arla 32, já pensando nas modificações que deverão ser feitas quando as novas regras de emissões chegarem ao Brasil, com previsão para 2023. A fabricante disse que o veículo ganhou nova bomba e injetores, além do sistema de dosagem de Arla 32 atualizado. Tudo para ajudar na redução de custos operacionais e simplificar a manutenção e operação. “Teremos novidades sobre o sistema que vai atender às normas Euro 6 no Brasil e a nossa solução será uma das mais surpreendentes do mercado”, disse Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America, em conversa com a imprensa brasileira.

Sistema eletrônicos

O motor de 11 litros chega nos novos modelos com o software de controle aprimorado. Ele agora tem o sistema de aceleração inteligente da Volvo, que ajuda na redução do consumo de diesel. “Desenvolvemos algoritmos que identificam a necessidade real de torque conforme a topografia e o peso transportado, controlando a injeção de combustível de forma precisa, independente da ação do motorista no pedal”, assegura Gilcarlo Prosdócimo, gerente de engenharia de vendas da Volvo Buses na América Latina.

Outra melhoria eletrônica que ajuda a reduzir o consumo é o uso de uma nova versão da transmissão automatizada I-Shift, que tem um programa de computador novo para gerenciar as trocas de marchas, entregando trocas mais suaves e rápidas. Isso dá mais conforto e, junto com a aceleração inteligente, entrega os 5% de economia de diesel prometidos pelos novos produtos.

O operador dos novos chassis da Volvo vai poder utilizar o celular para gerenciar seus veículos e sua frota, usando o aplicativo Volvo Bus Connect. Ele traz informações de telemetria, revelando parâmetros em tempo real, como velocidade, consumo, tempo de condução na faixa verde, marcha lenta e muitas outras.

Segurança ativa em alta

Fechando o pacote, o lançamento da Volvo traz tacógrafo digital e o novo volante em couro, com diâmetro maior e mais confortável de série. Outros itens que são de série nos ônibus são os sistemas de anti-travamento, de frenagem eletrônica e de estabilidade e tração, ESP, ABS e EBS.

Sistemas mais avançados, que não são de série, mas que têm tido mais procura pelos compradores de ônibus da Volvo também estão disponíveis nos novos chassis. O pacote de Sistemas de Segurança Ativa, de acordo com a fabricante, tem sido adicionado em 15% do total de vendas de ônibus rodoviários desta categoria. Eles esperavam 5% quanto lançaram os sistemas em 2019.

Trata-se de uma série de dispositivos que aumentam significativamente a segurança das viagens. O pacote inclui aviso de colisão frontal com frenagem de emergência, aviso de mudança de faixa, sinal de alerta no pára-brisa, piloto automático adaptativo e assento vibratório, que usam câmeras, radar e outros sistemas para detectar anomalias na condução e avisar o motorista. Se ele nada fizer, o ônibus para sozinho.

Para chegar ao mercado, os novos produtos da Volvo contam com suporte do Banco Volvo, que oferece planos de financiamento de até 100% do valor dos ônibus, com prazo de até 66 meses e carência de seis meses, com começo dos pagamentos somente em 2022. O banco oferece as linhas de crédito por meio do Finame TLP, com parcelas variáveis, e Finame com taxa fixa e parcelas fixas até o fim do contrato.

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Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

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