Ambev anuncia parceria com a FNM para mais mil caminhões elétricos

Ambev anuncia parceria com a FNM para mais mil caminhões elétricos

Marca icônica do transporte brasileiro agora é elétrica e moderna e vai integrar o plano da gigante de bebidas para o transporte com emissão zero de poluentes

Seu sobrenome gravado no seu caminhão Mercedes-Benz novo
Plantão Covid-19 – episódio 02 – Ao vivo com a Polícia Rodoviária Federal
Azul voa para a China pela primeira vez em sua história

A Ambev acaba de firmar uma parceria com a FNM para a aquisição de 1.000 caminhões elétricos para a distribuição urbana de bebidas. O pedido soma-se às 1.600 unidades do Delivery elétrico contratadas pela embarcadora com a Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Parte do lote dos caminhões inclui os modelos FNM 833, de 13 toneladas e 7,20 metros de comprimento. O Peso Bruto Total deste caminhão é 18 toneladas e seu motor elétrico tem 650 volts de tensão e potência equivalente a 355 cavalos. Segundo a FNM, a produção dos veículos utilizará o material nióbio (mais resistente e leve que o aço) em componentes como chassis, freios, suspensões, rodas e demais peças e estruturas, para diminuir o peso dos veículos e aumentar a resistência, o desempenho e a autonomia.

Zero emissões

Cada caminhão elétrico do modelo FNM 833 deixará de emitir 126 mil quilos de CO2 por ano. O veículo piloto rodará nas rotas de entrega de bebidas no Rio de Janeiro, com autonomia de até 100km por dia. A recarga total dos caminhões será feita por “Wallbox com tomadas CCS2” em até quatro horas, conectadas na rede de 380Volts nos próprios centros de distribuição da Ambev, espalhados pelo Brasil, e que já operam com energia solar. Após testes na sede da fábrica da FNM, que fica dentro da fábrica da Agrale em Caxias do Sul (RS), os caminhões vão começar a rodar.

“Para entregar esse serviço, realizamos um anteprojeto para definir as necessidades de cada cliente, como é o caso da Ambev, sempre aliando produtividade com redução de custos – em modelo de negócio baseado em contratos de pré-vendas, com planilha aberta e pagamento antecipado”, disse Ricardo Machado, CEO da Obvio! + FNM.

Motores modernos

De acordo com a fabricante, os motores do novos caminhões elétricos FNM são os Danfoss Editron de alta performance, com controlador/inversor digital padrão AVIONICS, para gerenciar todas as operações dos veículos, de modo inteligente. Essa motorização pesa apenas 85kg contra 500kg de outros motores elétricos do mercado. Os veículos estão sendo fabricados desde novembro na unidade de produção da Agrale, em Caxias do Sul, RS.

Clique aqui para conhecer nosso conteúdo no Facebook

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS