Caminhões Volvo da mesma geração da Europa no Brasil

Caminhões Volvo da mesma geração da Europa no Brasil

Eles chegaram! Depois de pouco mais de um ano de espera, o maior lançamento da Volvo em caminhões chega ao Brasil cheio de novidades. Vamos conferir os detalhes nas linhas FH, FM e FMX

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A Volvo acaba de atualizar sua mais consagrada linha de caminhões no mercado brasileiro. Líder de vendas absoluta entre os pesados e entre todas as demais categorias, o FH é um projeto que ganhou o gosto do transportador brasileiro. No ano passado, a fabricante atualizou sua geração de caminhões na Europa e, hoje, chegou a vez do Brasil receber as novidades.

E são muitas! Tanto em tecnologia de performance e segurança quanto em conforto de cabine, motor mais econômico e atendimento no pós-venda. Vamos começar falando do FH, que é a família mais famosa. Segundo a Volvo, todos os novos caminhões lançados hoje no Brasil entregam 5% a mais de economia de combustível do que a geração anterior, que, diga-se de passagem, já incorporava métodos para economizar diesel. “É uma grande atualização da nossa principal linha de caminhões. Como sempre, estamos trazendo tecnologia de ponta para a América Latina, mantendo a tradição de oferecer aqui produtos globais e antecipar tendências”, declara Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina.

Wilson Lirmann, presidente da Volvo América Latina

 

Alcides Cavalcanti, diretor Executivo de Caminhões Volvo

Em entrevista, perguntamos aos executivos da Volvo quando estes novos caminhões estarão à disposição no mercado brasileiro e por que o transportador daqui vai continuar querendo comprar o FH. A resposta é do diretor Executivo de Caminhões da Volvo, Alcides Cavalcanti: “Estamos disponibilizando os novos caminhões da linha F a partir de outubro deste ano. A produção já está preparada. As primeiras entregas já estão planejadas para o fim de outubro até o fim do ano. A atual linha FH continua sendo produzida até outubro, já que estamos com toda a produção vendida. Somos campeões de vendas por alguns motivos, como a disponibilidade mecânica, a economia de combustível e as tecnologias já disponíveis no modelo atual. São características importantes que fazem do FH o caminhão preferido do transportador brasileiro. Agregando ainda mais tecnologia, mais itens de segurança de série, o novo design e a maior economia de combustível, temos certeza de que vamos consolidar nossa posição de líderes de venda com este novo cami
nhão também”, disse Cavalcanti à Agência Transporta Brasil.

Os novos e digitais FH, FM e FMX

Vamos às novidades, que são muitas: a nova geração de caminhões da Volvo traz o novo sistema I-See, que é aquele que traz informações da região por onde está rodando, com detalhes de topografia, para gerenciar as trocas de marchas e ajudar no comportamento econômico e seguro do caminhão. Segundo a Volvo, os novos caminhões vêm com o I-See pré-mapeado de fábrica, com maior riqueza de informações, resultando em melhor desempenho e economia. “Conjugado com as melhorias aerodinâmicas nas cabines, o aprimoramento destes recursos de tecnologia e conectividade deixa os caminhões até 5% mais econômicos do que a geração anterior”, afirma Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas da Volvo.

A motorização da nova família FH e também dos FM e FMX é o consagrado propulsor de 13 litros com potências de até 560 cavalos, como na linha atual. A Volvo informou que fez mudanças em diversos componentes do motor para obter ainda mais aproveitamento de energia e promover mais economia de combustível.

A transmissão dos novos caminhões é a automatizada I-Shift da Volvo, que está na sexta geração e traz ampliação das conexões entre ela e os demais módulos eletrônicos do caminhão. Na prática, isso significa maior controle das condições da operação, com as leituras feitas pelo sistema I-See, e trocas de marchas realizadas sempre no tempo certo, no giro mais econômico, otimizando o trabalho do motor. A caixa tem 12 velocidades a frente e quatro à ré.

Além disso, os novos FH, FM e FMX chegam com painel totalmente digital, em uma tela de alta resolução de 12 polegadas com todos os instrumentos. O painel é configurável e pode mostrar diversas informações, para diferentes operações. Pela tela, dá pra fazer inspeção automática pré-viagem, centralizar a tela do GPS para navegação ou mostrar o peso por eixo do cavalinho e da carreta.

Tem também outra tela, da central de multimídia, com 9 polegadas e sensível ao toque. Nela, o motorista pode alcançar com facilidade o rádio e os dados de seu celular espelhado no sistema, o que permite aproveitar diversos aplicativos de produtividade.

E a segurança?

Ah, na segurança, o grande valor defendido pela Volvo desde o começo, tem novidades também. A primeira é o Piloto Automático de Descida, um sistema que permite manter a velocidade programada do caminhão em descidas de serra ou longos trechos de declive. Este sistema, segundo a Volvo, integra vários dispositivos, como a transmissão automatizada I-Shift, os freios de serviço do caminhão e o VEB, freio motor da Volvo. Tudo é acionado pela central eletrônica no momento necessário para que o caminhão não ultrapasse a velocidade máxima programada.

Nos faróis, a novidade é a opção do conjunto de LED com sistema antiofuscamento. Ele adapta a intensidade da luz ao tráfego de veículos, apagando e acendendo segmentos de LED, sem a necessidade da ação do motorista. E garante a luz baixa ao cruzar veículos no sentido contrário. Bem sacado!

Os freios são um capítulo à parte: os novos caminhões trazem um pacote de última geração do sistema eletrônico de frenagem, o EBS, que garantem rápida reação dos freios e distribuem a força de frenagem entre os eixos e o conjunto do caminhão como um todo. Eles ainda permitem desgaste menor e mais uniforme de lonas ou pastilhas. Com este pacote, os caminhões têm sempre freios com acionamento eletrônicos EBS para freios a tambor e disco; Controle de Tração; Freios ABS; Auxílio de Partida em Rampa; Luz de Freio de Emergência e Freio de Estacionamento com ativação/desativação automática.

Para evitar os pontos cegos, a Volvo traz na nova linha F um sistema opcional com até oito câmeras auxiliares que trabalham em conjunto para dar ao condutor a máxima visibilidade. As imagens são mostradas na tela da central mutimídia.

Novas cabines

As cabines dos caminhões também têm novo design. De acordo com a Volvo, o FH ganhou novo conjunto ótico e nova grade frontal, com ganhos na aerodinâmica, cantos mais arredondados e menos frestas entre as partes da cabine. O pisca-alerta foi para a porta. Tudo isso ajuda naquela economia a mais de 5% de diesel prometida pela fabricante.

A cama tem novo colchão de espuma de alta densidade e o espaço interno ganhou novas entradas USB, mais espaço e facilidade para a limpeza da cabine e novos tecidos de revestimento nos bancos. A alavanca da caixa I-Shift também mudou e está mais ergonômica para facilitar a movimentação do motorista.

Os modelos das famílias FM e FMX também estão com cabine nova. Elas são inspiradas na família FH e ficaram maiores, com mais espaço interno e mais conforto para o motorista. Além disso, a área envidraçada está maior e dá 10% a mais de visibilidade para a operação.

Um novo caminhão para a mineração e construção

Ao apresentar sua nova geração de caminhões no Brasil, atualizando sua linha F com a tecnologia que roda na Europa, a Volvo lança no mercado o novo FMX MAX, caminhão vocacional para aplicações em mineração e construção pesada.

O modelo conta com novo eixo traseiro e novas suspensões Volvo, sistema de frenagem mais eficiente e maior carga útil com 58 toneladas de Peso Bruto Total na versão bitruck 8×4. O novo caminhão conta com as opções de motorização de 460, 500 e 540 cavalos.

“O FMX MAX é uma excelente opção para os operadores que precisam de veículos que suportem mais peso e sejam muito robustos para várias aplicações pesadas”, declara Alcides Cavalcanti. Ele e os engenheiros da Volvo explicam que a maior capacidade de carga e o melhor desempenho acontecem graças aos avanços deste caminhão, que chega ao mercado nas versões 6×4, 6×6 e 8×4. Uma das mudanças é o novo eixo traseiro Volvo com capacidade de 38 toneladas de carga vertical, o que permite uma capacidade máxima de tração de 225 toneladas em operações como a de mineração. O novo eixo foi concebido em parceria com a Volvo Construction Equipment, divisão da Volvo que trabalha com máquinas amarelas e que conta com grande experiência nesta área.

Manutenção e financiamentos

Os caminhões da Volvo chegam ao mercado com a nova plataforma digital Volvo Connect, que utiliza a telemetria para ajudar as empresas a fazer o gerenciamento das frotas e aproveitar o máximo da máquina. A nova plataforma substitui o Dynafleet. “O gestor de frota acessa os dados no computador da empresa ou em seu celular. Para compartilhar as informações com outras plataformas, o Volvo Connect se integra facilmente ao sistema utilizado pelos clientes, de um jeito simples e rápido. A nova plataforma substitui o Dynafleet e continua 100% integrada à arquitetura digital dos caminhões Volvo, sem adaptações”, afirma Carlos Banzzatto, gerente de serviços comerciais da Volvo.

Para a manutenção, a Volvo oferece o novo plano Ouro Flex, que utiliza a conectividade para oferecer aos frotistas a possibilidade de pagar somente pelo que usarem, de acordo com a quilometragem efetivamente percorrida. “Esta flexibilidade só é possível porque, com a conectividade, temos um monitoramento detalhado e em tempo real de cada veículo”, destaca Banzzatto.

Para possibilitar o acesso aos novos caminhões, a Volvo Financial Services criou novas opções de financiamentos, consórcio e seguros. Segundo Carlos Ribeiro, presidente da VFS, o lançamento traz um plano de financiamento com prazo de até 72 meses para pagar e carência de até seis meses para iniciar o pagamento das parcelas. “Além disso, o cliente pode financiar até 100% do valor do caminhão. O Consórcio Volvo terá um grupo especial de lançamento da nova linha com 500 participantes, além de uma promoção exclusiva”, diz o executivo. A Corretora Volvo também tem novidades nos seguros, que, além de cobertura do casco e da vida do motorista, conta com um seguro plurianual, com coberturas customizadas para cada cliente.

Nasce uma nova família tecnológica de caminhões no mercado brasileiro. Vamos acompanhar sua participação no mercado e você, que transporta o Brasil de verdade, fica sabendo de tudo aqui, na Agência Transporta Brasil.

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Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

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Agência Transporta Brasil – ATB

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