Novo eActros Long Haul elétrico transporta 42 toneladas por 500 quilômetros

Novo eActros Long Haul elétrico transporta 42 toneladas por 500 quilômetros

Caminhão tem carregamento com mais de mil quilowatts de potência e foi apresentado na Alemanha durante o IAA Transportation 2022

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Hannover, Alemanha – O Portal Transporta Brasil fez a cobertura do Salão IAA Transportation 2022, maior feira de veículos comerciais do mundo, e traz as novidades mais quentes e as tendências que norteiam a indústria atualmente. A eletrificação é a palavra de ordem e a Mercedes-Benz Trucks apresentou seu caminhão movido a bateria para o transporte pesado com nova tecnologia e autonomia de até 500 quilômetros. O veículo estará disponível somente na Europa e não existe qualquer previsão para vir ao mercado brasileiro por algum tempo.

O eActros Long Haul foi apresentado no evento alemão e a Mercedes-Benz Trucks revelou seu protótipo conceitual que tem previsão para entrar em produção em série a partir de 2024. A cabine é completamente diferente das atuais em fabricação e a grande novidade é o novo sistema de baterias e carregamento, que permite sua autonomia extra para o transporte de até 42 toneladas.

O caminhão conta com baterias equipadas com células de fosfato de ferro-lítio (LFP) que são, segundo a fabricante, de vida útil longa e mais densas, oferecendo mais energia utilizável. De acordo com especialistas, as baterias recarregáveis de ferro-lítio são mais seguras e têm vantagens sobre outras baterias de lítio por oferecerem bom desempenho eletroquímico com baixa resistência. Isto é possível com o material de cátodo de fosfato de nano escala. Os principais benefícios são a alta corrente nominal e a longa vida útil, além de boa estabilidade térmica, maior segurança e maior tolerância quando usada acima das especificações. As baterias do eActros LongHaul de produção podem ser carregadas de 20 a 80 por cento em menos de 30 minutos em uma estação de carregamento com uma potência de cerca de um megawatt.

“Nossos testes mostraram claramente que poderíamos obter uma melhor relação potência-peso com as baterias NMC no início, mas devido aos altos requisitos e às reservas de capacidade associadas, estávamos na visão de longo prazo com a tecnologia de lítio-ferro-fosfato (LFP) no mesmo nível ou até melhor em termos de desempenho após cinco anos. Além disso, é praticamente impossível que as baterias LFP queimem, o que é um importante aspecto de segurança”, diz Tilmann Morlok, gerente de Projetos de Longa Distância da Mercedes-Benz Trucks, em conversa com a reportagem do Transporta Brasil no IAA.

Segundo ele, os protótipos estão atualmente em testes em vias públicas. O teste do cliente está programado para começar em 2023 e a produção em série em larga escala está programada para começar um ano depois.

Além do cavalo-mecânico, a Mercedes-Benz Trucks também produzirá variantes com chassi rígido do eActros LongHaul logo no lançamento. Os engenheiros de desenvolvimento da Mercedes-Benz Trucks estão projetando o eActros LongHaul para que o veículo e seus componentes atendam aos mesmos requisitos de durabilidade de um Actros pesado de longa distância movido a diesel. Isso significa 1,2 milhão de quilômetros na estrada em um período de dez anos.

Muito além do produto

A Mercedes-Benz Trucks oferece aos clientes uma solução de transporte holística composta por tecnologia veicular, serviços de consultoria, infraestrutura de recarga e serviços customizados. Além de oferecer consultorias para os clientes, ferramentas de gestão das baterias, dos carregadores e das frotas e financiamento via serviços financeiros próprios, a empresa, por meio da Daimler Trucks, firmou uma parceria com seus principais concorrentes, os Grupos Volvo e Traton, para o desenvolvimento de infraestrutura de carregamento em pontos estratégicos da Europa, aumentando em muito a rede operacional dos caminhões elétricos no continente.

“Estamos continuamente expandindo nosso portfólio de caminhões elétricos à bateria. Nosso foco é oferecer vantagens claras aos nossos clientes. Portanto, nossos caminhões elétricos são projetados especificamente para mobilidade elétrica, proporcionando melhor dirigibilidade, eficiência energética e durabilidade”, Karin Rådström, CEO da Mercedes-Benz Trucks.

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

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Agência Transporta Brasil – ATB

O jornalista Leo Doca viajou a Hannover a convite do Pool de Imprensa do IAA 2022, formado pela Iveco, Ford, Mercedes-Benz, Scania e ZF.

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