Foton lança caminhões urbanos de 6,5 e 11 toneladas no Brasil

Foton lança caminhões urbanos de 6,5 e 11 toneladas no Brasil

Fabricante chinesa aposta em sua expansão no Brasil e, além do lançamento dos dois novos modelos, fortalece sua rede de concessionários

Por onde andam os primeiros Volvo fabricados no Brasil?
Librelato quer um quinto do mercado em 2019
SEST SENAT vai às rodovias para ajudar caminhoneiros na crise do vírus

A Foton, fabricante chinesa de caminhões, uma das maiores do mundo, tem grande interesse no Brasil. Com operações por aqui desde 2010, graças à iniciativa do economista e empresário Luiz Carlos Mendonça de Barros, a marca demonstra apetite pelo mercado brasileiro e acaba de dar um novo passo em sua estratégia por aqui.

A empresa traz da China a linha de caminhões Foton Aumark S, uma família especial premium de veículos completos que já estarão à venda nas concessionárias da marca a partir de dezembro. Os modelos foram lançados recentemente na China e chegam ao Brasil em duas versões: Citytruck 6.5-15e Citytruck 11-16. Os caminhões chegam completos, com preços de R$ 177.000,00 e R$ 199.000,00, respectivamente. “Esses veículos serão um novo marco na história da logística urbana brasileira. São caminhões que trazem, de série, itens de conforto e segurança que até então só eram encontrados como opcionais”, comenta Márcio Vita, CEO da Foton no Brasil.

Previsão de produção no Brasil

A Foton diz que os novos caminhões da família Aumark S são inicialmente importados, o que leva a crer que a empresa tem pretensão de fabricar esta geração de produtos no Brasil. “Há uma boa expectativa em relação ao desempenho em vendas, uma vez que os veículos trazem atributos de qualidade superiores aos concorrentes e preços mais competitivos. Na China, esses caminhões foram lançados em 2018 e já apresentam resultados de vendas positivos, em torno de 280 mil unidades vendidas”, disse o executivo.

Parceiras fortes na produção

O caminhão da Foton traz componentes muito conhecidos do mercado brasileiro. O modelo Citytruck 6.5-15 tem motor Cummins ISF 2.8 L com 150 cavalos de potência e torque máximo de 360 Nm. A transmissão é a ZF 5S 368, de cinco marchas, sincronizada com overdrive.

A versão de 11 toneladas, o Citytruck 11-16, tem motor mais potente, o Cummins ISF 3.8 L, que desenvolve 156 cavalos e torque máximo de 500 Nm. A transmissão também é ZF, mas a versão ZF 6S 500, sincronizada e com Overdrive.

A Foton informou que, em seguida, vai trazer para o mercado brasileiro a versão Citytruck 9-16, que vem equipada com o mesmo trem-de-força, portanto com mesma potência e torque. A diferença está no entre eixos menor, de 3,8 metros, tanque de combustível e pneus menores. Seu PBT é de 8.500 quilos, enquanto o modelo de 11 toneladas é de 10.116 quilos legal e 11 mil quilos na capacidade técnica. O tanque do Citytruck 6.5-15 comporta 120 litros de diesel, o 9-16 possui capacidade para 160 litros, enquanto o Citytruck 11-16 comporta 200 litros de diesel. Os três novos caminhões da Foton Caminhões contam com freio a ar, da WABCO, reconhecido por sua alta eficiência e disponibilidade de componentes, garantindo mais segurança e conforto durante a operação. E a versão Citytruck 6.5-15 é o único da categoria que vem equipado com freio a ar, tanto no freio dianteiro como no traseiro.

Os novos modelos de caminhões da Família Aumark S contam com freio motor e possuem uma tecla de ajuste de condução, para favorecer a redução no consumo de combustível. Além disso, possuem sistemas de segurança ativa da WABCO como freios ABS e EBD – Eletronic Brake Force Distribution no Citytruck 6.5-15, ABS nos 9-16 e 11-16, bem como DRL – Daytime Running Light – em LED, fornecendo mais segurança na condução do motorista, mas também aos pedestres e outros condutores.

São duas opções de cabine, ambas com defletores de série, uma exclusividade da Foton Caminhões. Estes equipamentos aprimoram a aerodinâmica, principalmente quando o veículo vem implementado com baú.

De acordo com a Foton, os caminhões têm garantia de três anos ou 100 mil quilômetros, de para-choque a para-choque, valendo o que ocorrer primeiro, com mão de obra grátis nas duas primeiras revisões. Os novos Foton estão disponíveis nas cores branca, azul, vermelha, prata e preta.

Planos de curto e médio prazo

Perguntados sobre os planos da Foton para o Brasil nos próximos anos, o executivos foram objetivo: “O Brasil está entre os 10 maiores mercados de caminhões em todo o mundo e a estratégia global da Foton para a América do Sul e América Latina certamente passam por aqui. Vamos continuar fortalecendo nossa marca aqui e queremos buscar novas oportunidades para a Foton no Brasil”, disse Darren Lu, executivo da matriz da Foton. Durante o encontro virtual realizado com os jornalistas esta semana, os executivos da Foton falaram sobre as oportunidades para caminhões maiores da marca no futuro e sobre a fabricação da linha Aumark C no Rio Grande do Sul. Nenhum detalhe sobre a fábrica em Guaíba foi revelado.

Clique aqui para conhecer nosso conteúdo no Facebook

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS