Shell e Raízen iniciam novo Rodeio de Caminhões em busca de zero acidentes nas operações de transporte

Shell e Raízen iniciam novo Rodeio de Caminhões em busca de zero acidentes nas operações de transporte

Competição entre os motoristas de caminhão da empresa vai premiar os melhores em provas teóricas e práticas voltadas para a educação e segurança no trânsito

Os cavalinhos de entrada
Caminhões DAF ganham novas condições de financiamento em 2022
Delta Airlines mostra novos procedimentos de higienização de refeições a bordo

A Raízen, que tem a licença da marca Shell no Brasil, tem forte tradição em segurança em suas operações de transporte de combustíveis e outros produtos perigosos. A divisão de logística da empresa realiza há mais de uma década o Rodeio de Caminhões, uma forma criativa e eficiente de promover a cultura da segurança e educação no trânsito e nas operações.

Hoje, 7 de março de 2022, começa a 11ª edição do Rodeio de Caminhões da Raízen e o portal Transporta Brasil traz a informação em primeira mão, seguindo também nossa tradição em promover ações importantes como esta.

As operações de transporte da Raízen totalizam 5 mil motoristas das empresas transportadoras que prestam serviços a ela. Toda essa operação, segundo a empresa, utiliza uma frota de 4,5 mil caminhões que rodam 218 milhões de quilômetros a cada ano ou safra.

Para o diretor de Logística da Raízen, Rafael Alvarez, o Rodeio de Caminhões é uma consagração dos valores em que toda a empresa e seus parceiros acreditam. “Mais do que uma competição, é um agradecimento aos profissionais das estradas que prestam um serviço fundamental ao País, uma tarefa que exige extrema responsabilidade, dedicação, além do cumprimento de normas de trânsito e de segurança”, disse o executivo.

Incentivo aos motoristas

Em 2022, a competição vai contar com 200 motoristas participantes, que trabalham em cerca de 50 empresas parceiras da Raízen. Tudo acontece em quatro etapas regionais, no Sul, Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste, disputadas entre março e abril. O vencedor de cada etapa regional leva para casa uma Smart Tv de 55 polegadas. O segundo colocado ganha um notebook e o terceiro fica com um tablet.

A final acontece em junho, em um resort no Nordeste. Segundo a Raízen, os 50 finalistas vão viajar para a etapa com suas famílias, o que é parte do prêmio por sua performance na etapa classificatória. O prêmio para o grande vencedor na final será um carro zero quilômetro. O segundo colocado leva uma motocicleta de 250 cilindradas quem fechar o Rodeio de Caminhões em terceiro fica com uma TV com home theater.

A 11ª edição do Rodeio de Caminhões terá o patrocínio de Shell Rimula, Ambipar, Carraro, Sest Senat, Randon, Shell Box, Maxtrack, Sascar, Autotrac, MedNet e TSI. E apoio de mídia do Portal Transporta Brasil e da TV Transporta Brasil.

Como são as provas?

Na parte teórica, a avaliação começa com um quiz de conhecimentos e um jogo dos sete erros. Na prática, o participante faz um percurso no simulador, cumprindo um circuito parametrizado com todas as tarefas e procedimentos reais. As competições em simulador contam com o apoio do SEST SENAT.

De acordo com a Raízen, as provas práticas serão sempre agendadas e realizadas nas unidades do SEST SENAT mais próximas das filiais das transportadoras participantes. Segundo comunicado, a diretoria do SEST SENAT e a comissão organizadora da Raízen (que terá assessoria de departamento de saúde) vão definir as regras de higienização, acesso, monitoramento e isolamento.

Timão de Ouro

Grande usuária do transporte intermodal, a Raízen também concentra seu trabalho no transporte fluvial e realiza uma competição da mesma natureza do Rodeio de Caminhões, mas desta vez com as tripulações que ajudam a movimentar mais de 29 bilhões de litros combustíveis por ano-safra por meio de embarcações e terminais fluviais. A competição chama-se Timão de Ouro.

Você vai acompanhar tudo aqui, no Transporta Brasil!

Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

Clique aqui para assistir a vídeos sobre transporte todos os dias na TV Transporta Brasil

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS