Ford Caminhões: um sopro de esperança?

Ford Caminhões: um sopro de esperança?

Grupo Caoa anuncia compra das operações da Ford em São Bernardo do Campo e quer seguir com a fabricação de caminhões sob licença da marca estadunidense

Entrevista com o diretor da Paccar Financial, banco dos caminhões DAF
Kenworth banhado a cromo
Kenworth mostra caminhão a hidrogênio

A novela Ford Caminhões caminha para um final feliz: depois de deixar o mercado atônito com sua desistência na América do Sul e de ameaçar fechar mais de 3 mil vagas de empregos diretos, a empresa está, segundo o jornal O Estado de São Paulo, fechando um acordo de venda para o Grupo Caoa, que já opera as marcas Subaru, Hyundai e Chery no Brasil.

Segundo fontes do jornal, a Caoa está interessada em fabricar os caminhões da Ford sob licença da marca. A produção do hatch Ford Fiesta continuaria interrompida. Em Goiás, na cidade industrial de Anápolis, a Caoa tem um grande complexo industrial onde fabrica os caminhões Hyundai HR e HD80, além das SUVs Hyundai Tucson e iX35. Lá, também são feitos os novos Chery Tiggo 5X e Tiggo 7.

Ajuda do governo paulista

Quando a Ford anunciou o fechamento de sua fábrica de caminhões, o governo de São Paulo, na pessoa do governador João Dória, iniciou um trabalho para buscar um comprador para a operação, pensando na preservação dos postos de trabalho.

Com a ajuda do governador e já com interesse na fábrica da Ford, o Grupo Caoa havia confirmado interesse na operação paulista. Em nota, a empresa havia afirmado em fevereiro que tinha uma forte parceria com a Ford há quatro décadas e que dessa forma “seria natural que a Caoa e a Ford conversassem sobre futuros negócios”, dizia a nota.

Nada oficial ainda

Procuradas pela reportagem da Agência Transporta Brasil, as empresas Caoa e Ford ainda não confirmaram a notícias e um porta-voz da Ford limitou-se a dizer que não irá se manifestar sobre o tema. Contudo, a checagem da notícia com fontes do setor confirmam o fato.

Planos com a VW

Além de ter uma nova operação de caminhões Ford no Brasil com a Caoa, os planos da Ford também incluem uma parceria com a Volkswagen. A ideia é desenvolver um conjunto de picapes médias e vans comerciais juntas a partir de 2022. O primeiro fruto desta parceria será a nova Ranger, que terá uma versão da marca alemã.

Além disso, Ford e Volkswagen já afirmaram que irão trabalhar juntas no desenvolvimento de veículos elétricos, além de investir no aperfeiçoamento de sistemas para veículos autônomos.

Cenas dos próximos capítulos

Resta saber como ficarão os clientes da Ford Caminhões e seus milhares de veículos em circulação pelo Brasil. Como fica a rede de concessionários? E os empregos? Acompanha aqui, na Agência Transporta Brasil (ATB).

Leonardo Andrade, Editor-chefe da Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

COMMENTS