A Tracbel, grupo que representa os caminhões e equipamentos para construção da Volvo, acaba de realizar a venda dos primeiros veículos VM Max 360 6×4 betoneira com retarder do Brasil.
O negócio foi realizado para a concreteira Geomix, que vai utilizar os caminhões no transporte de concreto no norte do Pará, em operações de mineração e construção. São cinco unidades que serão entregues para o cliente já com o retarder instalado.
“Estamos atendendo a uma demanda importante dos transportadores. Assim como a Tracbel recomenda, eles querem operar de forma cada vez mais segura, com tecnologias mais avançadas e eficientes. A Geomix, empresa do grupo Geoterra é um parceiro estratégico. Nós compartilhamos com ele um dos pilares da empresa, que é a segurança. Esse novo negócio fortalece nossa parceria, colocando nas estradas caminhões ainda mais seguros, tanto para os motoristas como para os demais usuários das vias”, declara Kennya Menezes, diretora executiva da Tracbel Veículos.
Freio motor e retarder

Os caminhões Volvo FMX Max 360 6×4 são equipados com motor Volvo D8K diesel Euro 6 de seis cilindros, 7,7 litros e 360 cavalos de potência, com torque de até 1.400 Nm.
Sua transmissão é automatizada I-Shift de 12 velocidades à frente e duas à ré e é na transmissão que o modelo vendido para o grupo Geoterra tem um diferencial. Este caminhão já é equipado de fábrica com o freio motor VEB (Volvo Engine Brake), um sistema de alta potência com capacidade de frenagem de 300 cavalos que funciona por meio da compressão do motor.
Nos modelos desta venda, os veículos têm retarder integrado à transmissão, que adiciona mais potência de frenagem e mais segurança na operação, ultrapassando os 400 cavalos de capacidade de freio, número superior aos 360 cavalos de potência que o caminhão tem.
Segundo a Volvo, o retarder é um componente importante em operações de construção e mineração, principalmente para clientes que priorizam a segurança. Além de aumentar este quesito por meio de maior potência de frenagem, o retarder auxilia na diminuição do desgaste do sistema de freio e ajuda na redução do consumo, pois não consome combustível e faz o caminhão manter uma maior velocidade média.
Leo Doca – Agência Transporta Brasil (ATB)
leodoca@transportabrasil.com.br
Clique aqui para assistir a vídeos sobre transporte todos os dias na TV Transporta Brasil
+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Siga o nosso perfil no Instagram!
Agência Transporta Brasil – ATB


COMMENTS