Mercedes-Benz avança no transporte público paranaense

Mercedes-Benz avança no transporte público paranaense

Marca alemã já tem 124 ônibus operando no sistema de transporte coletivo da capital paranaense e terá mais 36 até o fim de abril

TruckPad e Foton celebram o Dia do Motorista em SP
Implementos projetam crescimento de mais de 20% em 2019
Brasil precisa de R$ 82 bi para encher o tanque

Tradicionalmente o mercado de transporte coletivo da cidade de Curitiba (PR) era dominado pela Volvo. Era. Outras marcas conseguiram nos últimos anos ganhar espaço nos sistema. Além da Scania, a Mercedes-Benz também realizou grandes vendas neste mercado.

Um total de 36 ônibus foram apresentados nesta sexta-feira (29). Eles se somam a outros 124 veículos, totalizando 160 na frota até abril. A previsão da fabricante é ter participação entre 60% e 63% até o fim de 2019.

“Pesou na definição da renovação a confiabilidade, a parceria e o desenvolvimento (dos produtos da marca alemã)”, explicou Mauricio Gulin, presidente do Sindicado das Empresas de Transporte Público de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp).

Entre os veículos comercializados estão 8 superarticulados de 21 metros O 500 MDA. Com capacidade para 165 passageiros e quatro portas com embarque em nível, os superarticulados são adaptados para circular nas vias expressas da cidade. “São modelos desenhados para Curitiba, uma ideia inovadora e testada para atender o sistema específico da cidade”, afirmou Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz no Brasil.

“A gente colocou aqui um O 500 MDA, de 23 metros, lastreado com 37 toneladas, depois com 50% de capacidade e depois vazio para testar durante 11 meses as condições de rodagem. Chegamos à conclusão que o modelo de 21 metros está melhor adaptado para se encaixar melhor na plataforma de Curitiba”, explicou o executivo.

Mercado em alta

Após a forte queda da economia em 2015, as vendas de ônibus também recuperam aos poucos volumes pré-crise. E este ano é repleto de expectativas entre as fabricantes,

“O mercado e ônibus vem se recuperando ano a ano num percentual de 15 a 20%. Esse ano estamos prevendo um mercado de 15,5 mil a 16 mil, dos quais 7 mil são veículos urbanos”, revela Walter Barbosa. “Estimamos um crescimento de 20% justamente por conta do período pós eleição. Todo período de pós-eleição tem um movimento de compra.”

E a renovação em Curitiba tem peso neste otimismo da fabricante alemã. “Investimos cerca de R$ 160 milhões na renovação da frota, sendo dois terços disso em veículos Mercedes-Benz”, revelou Mauricio Gulin. “Foi muito importante essa renovação pois Curitiba já não renovava sua frota há sete anos”, concluiu Walter Barbosa.

Rádio Agência Transporta Brasil entrevista Walter Barbosa, da Mercedes-Benz

Ouça no player abaixo mais uma reportagem da Rádio Agência Transporta Brasil. Desta vez, conversamos com o diretor de Marketing e Vendas de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, Walter Barbosa, em entrevista com Leandro Tavares, repórter da ATB:

Leandro Tavares – repórter da Agência Transporta Brasil
leandro.tavares@transportabrasil.com.br

+ Saiba tudo do mundo do transporte rodoviário. Curta nossa página no Facebook!
Agência Transporta Brasil – ATB

 

COMMENTS