Iveco testa no Brasil Daily Minibus Elétrico

Veículo que produz energia totalmente limpa será estudado para avaliar possibilidades da utilização da energia elétrica na movimentação de passageiros

Mercedes-Benz inicia testes com caminhão elétrico pesado
Volvo firma acordo com a Prefeitura de Curitiba (PR) para testes com ônibus elétrico híbrido
Kenworth mostra caminhão a hidrogênio

iveco-eletrico-furgao

A montadora Iveco, por meio do Daily Minibus Elétrico, apresenta seu conceito de transporte com energia totalmente limpa. O veículo europeu chega ao Brasil para testes com a equipe de engenharia e inovação da marca.

A principal finalidade do projeto é estudar as possibilidades da utilização da energia elétrica na movimentação de passageiros.

O projeto tem parceria com a FCA (Fiat Chrysler Automobiles), Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) e a PUC Minas (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais).

O protótipo está equipado com baterias de sódio e níquel FIAMM SONICK Z5, que alimentam um motor elétrico MES-DEA de corrente alternada, controlado por um inversor de potência refrigerado a água. As baterias não exigem manutenção, e o tempo de recarga é de até oito horas para cada ciclo. Cada uma das baterias é fechada em um invólucro metálico que isola totalmente a parte ativa do ambiente externo. A bateria FIAMM SONICK não libera hidrogênio durante a carga, como ocorre em alguns outros modelos, e também é três vezes mais leve do que o modelo de chumbo-ácido comum, com capacidade similar de armazenamento de energia.

O veículo pode chegar a até 70 km/h, e sua autonomia varia de 90 km a 130 km, com carga energética completa.

Montado sobre o chassi-escada, o equipamento pode ser oferecido, nas versões furgão e chassi cabine, o peso máximo de sete toneladas.

“O Daily Elétrico já roda em alguns países da Europa, porém, para o Brasil e toda a América Latina, precisamos entender as necessidades do segmento, como também a utilização do produto, de acordo com as diferenças climáticas e de aplicações dos clientes”, diz Fábio Nicora, gestor da área de Inovação da Iveco para a América Latina.

COMMENTS